Qual a menor temperatura registrada no Brasil?

Da Redação Da Redação -

O recorde foi registrado na cidade de Xanxerê, no Estado de Santa Catarina pelo portal de recordes brasileiros, o RankBrasil.

A menor temperatura registrada no país por órgão oficial nacional foi realizada no dia 20 de julho de 1953 pelo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal.

O Inmet registrou o frio horrenda de nada mais, nada menos que -11,1°C (graus Celsius).Com área de aproximadamente 377,5 quilômetros quadrados, Xanxerê possui cerca de 44 mil habitantes.

Existem registros não-oficiais que chegam a ser mais frios que este. Em 29 de junho de 1996 houve o registro, porém não oficial, de uma menor temperatura no país. O Morro da Igreja, em Urubici, também em Santa Catarina marcou -17,8°C. Já na cidade de Caçador, no mesmo Estado, a temperatura atingiu -14°C, em 11 de junho de 1952.

Apesar de serem menores que a de Xanxerê, estas temperaturas recebem destaque, mas não ficam com o título: em Urubici foi extra-oficial e em Caçador, o registro aconteceu através da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que não tem autonomia nacional.

No mundo a menor temperatura registrada no planeta foi de -88,5°C, em Vostok, estação russa na Antártida. O recorde mundial aconteceu em 24 de agosto de 1960.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade