É verdade que Anápolis é a cidade mais evangélica do Brasil?

Não, não é verdade. Apesar de Anápolis ser uma das cidades com maior proporção populacional de evangélicos no país ainda fica atrás de Abreu e Lima (PE) e São Gonçalo (RJ), segundo a última aferição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2010.

Abreu e Lima, em Pernambuco, tem a maior população evangélica brasileira: 35% dos cerca de 90 mil habitantes abreu-limense se declaram protestantes.

São Gonçalo, que tem mais de 1 milhão de habitantes, e que abrigou a fundação da Umbanda (considerada a única religião genuinamente brasileira), tem o segundo maior percentual de evangélicos no país: 25%.

Anápolis vem logo em seguida, juntamente com Joinville (SC) e Serra (ES), com cerca de 20% de evangélicos na composição populacional da cidade.

Em números totais, São Paulo é a cidade com maior número de evangélicos no Brasil, com 2,3 milhões.

Entre as capitais, a proporcionalidade de evangélicos em relação à população total, de acordo com a Revista Exame, surpreende em Rio Branco (AC), com 39,24% e Manaus (AM) com 35,19.

Carnaval e evangélicos

Mesmo não sendo a cidade mais evangélica do país, Anápolis tem mais de mil igrejas do segmento e cerca de dois mil pastores. Não é pouca coisa.

A forte presença dessa religião faz com que Anápolis não registre carnaval tradicional na cidade.

Nos dias de festa, os foliões mais chegados “à carne” costumam ir em massa para cidades próximas como Jaraguá, Pirenópolis e Petrolina, enquanto a juventude protestante organiza eventos paralelos como o Congresso das Mocidades Evangélicas Pentecostais (COMEPE), da Assembleia de Deus Ministério de Anápolis, e o União da Mocidade da Assembleia de Deus em Anápolis (UMADA), da Assembleia de Deus Madureira.

Juntos, este dois eventos reúnem mais de 25 mil pessoas por dia durante todo o Carnaval.

Quer comentar?

Comentários

Nosso Facebook

Rápidas

Danilo Boaventura

Danilo Boaventura

É a seção que publica informações exclusivas, de bastidores sobre o que for relevante em Anápolis e Goiás

Dinheiro Nosso

Rodolfo Torres

Rodolfo Torres

É a seção que publica informações exclusivas, de economia sobre o que for relevante em Anápolis e Goiás