Equoterapia: Cavalos podem auxiliar na reabilitação de pacientes

Da Redação Da Redação -

A equoterapia é um tipo de fisioterapia ainda desconhecido de grande parte do público. A prática consiste na utilização de cavalos para reabilitação.

Segundo a fisioterapeuta e conselheira técnica da Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil), Tânia Frazão, os animais são usados de diversas maneiras, de acordo com as necessidades do paciente. “O cavalo é um mediador de atividades e depende da clientela que vai utilizá-lo”, pondera. O tratamento é muito indicado para as crianças e serve para reabilitação motora, sensorial, e até de forma pedagógica para pessoas que possuem dificuldade de aprendizado ou de comportamento.

 Contato com cavalo pode ser benéfico em vários sentidos

Contato com cavalo pode ser benéfico em vários sentidos

Tânia explica que muitas crianças com síndrome de Down se beneficiam bastante do tratamento. “Primeiro pelo aspecto motor (já que têm um tônus muscular mais baixo) e em um segundo momento pelo aspecto pedagógico, já que algumas têm um deficit intelectual e aí você usa o cavalo como forma de estimular questões cognitivas”.


Agência Brasil

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade