Portal 6

Tabaré Vázquez volta ao Brasil após assumir governo do Uruguai pela segunda vez

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, faz hoje (21) uma visita de Estado ao Brasil e foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Dilma e Vázquez estão em uma reunião privada e em seguida farão uma declaração à imprensa antes de seguir para um almoço no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

O presidente uruguaio foi recepcionado com desfile da cavalaria do Batalhão da Guarda Presidencial, salva de 21 tiros de canhão e subiu a rampa da entrada principal da sede do governo brasileiro.

Essa é a primeira visita do uruguaio ao Brasil depois que reassumiu a Presidência do país vizinho, em março. Tabaré Vázquez já presidiu o Uruguai de 2005 a 2010 e, em 2014, foi eleito para suceder o presidente José Pepe Mujica.

De acordo com o Itamaraty, a visita oficial tem o objetivo de aproximar os dois países e ampliar as parcerias comerciais e de investimentos. Em 2014, o fluxo comercial entre Brasil e Uruguai foi US$ 4,8 bilhões.

Os dois países também têm interesses comuns em projetos de infraestrutura, como a restauração da Ponte Internacional Barão de Mauá, que liga o município brasileiro de Jaguarão (RS) à cidade uruguaia de Río Branco; e as obras de dragagem e implantação de terminais de carga da Hidrovia Uruguai-Brasil.

Vázquez é o segundo líder internacional recebido por Dilma esta semana. Na terça-feira (19), o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, esteve no Palácio do Planalto para assinatura de acordos e anúncio de investimentos.

Agência Brasil

Quer comentar?

Comentários

Comente

Nosso Facebook





Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.