Entenda como funciona a vacina

Da Redação Da Redação -

Seja em gotinhas ou injeção, a vacina é muito importante para nossa saúde. Em nossa caderneta de vacinação, é anotado vacinas contra poliomelite, sarampo e coqueluche, entre outras doenças que podem se tornar graves e até mesmo levar à morte quando não estamos prontos para combatê-las. Mas você sabe como uma vacina funciona?

Quando o nosso organismo tem contato com corpos estranhos, como vírus e bactérias, o corpo se defende produzindo os chamados anticorpos. Como esse é o primeiro contato, a resposta dessas defesas é mais lenta e podem aparecer sintomas da doença. Quando temos contato de novo com a doença, a produção de anticorpos é mais rápida.

Uma vacina é feita com organismos enfraquecidos, mortos ou alguns de seus derivados, que não nos deixam doentes. Quando somos vacinados, nosso corpo detecta a substância que está nela e produz anticorpos, que evitam que a doença apareça no futuro. Em alguns casos, precisamos tomar doses de reforço para melhorar essa reação do organismo.


Portal EBC

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade