Anápolis receberá a tocha olímpica Rio 2016

Da Redação Da Redação -
Ginásio Internacional Newton de Faria, um dos principais cartões postais de Anápolis. (Foto: Divulgação)

O Comitê Organizador Rio 2016 lançou hoje (3) a tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a rota de revezamento por onde o Fogo Olímpico passará até chegar à cidade, no dia 5 de agosto do ano que vem, data da abertura dos jogos.

O Fogo Olímpico chegará a Brasília em maio, iniciando o percurso de cerca de 28 mil quilômetros, e seguirá pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, 12 mil pessoas participarão do revezamento da tocha por todo o país, em percursos de cerca de 200 metros. No total, a tocha será recebida em 300 cidades – 83 delas apresentadas hoje –, mas o comboio poderá ser visto passando por mais 200 municípios.

A escolha dos participantes do revezamento da tocha será organizada pelos patrocinadores do revezamento. Essas empresas farão campanhas para selecionar os brasileiros que irão conduzir a Tocha Olímpica pelo país.

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, lembrou a passagem da tocha pela Inglaterra, antes dos Jogos de Londres em 2012, mobilizando 8 mil pessoas. Segundo Nuzman, o fogo é um dos maiores símbolos do espírito olímpico.

“Nada simboliza mais que essa tocha. É o momento da emoção, das lágrimas e da comemoração de todo o país. O que mais importa é que cada ser humano que participar do revezamento possa deixar para sua história, para a história da sua cidade, o que pode dar de exemplo, independentemente de onde venha, uma mensagem e uma imagem muito fortes.”

No discurso, Dilma brincou com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, dizendo que, junto com Nuzman e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, está tentando convencê-lo a praticar atividades físicas. “O Eduardo Paes e eu estamos nos esforçando para que ele [Pezão] compre uma bicicleta e pedale. O Nuzman forneceu um uniforme completo. Cada vez menos, ele tem cada vez mais razão para fazer esporte e não integrar os 47% de sedentários do país”, afirmou.

Veja a lista de 83 cidades divulgadas por onde a tocha olímpica passará:

1 – Brasília
2 – Anápolis
3 – Goiânia
4 – Caldas Novas
5 – Uberlândia
6 – Patos de Minas
7 – Montes Claros
8 – Curvelo
9 – Governador Valadares

Detalhes sobre a tocha olímpica do Rio 2016

Cada tocha é produzida com alumínio reciclado e resina, e acabamento acetinado – pesa entre 1kg e 1,5kg, medindo 63,5cm quando fechada e 69cm de altura quando aberta. O modelo do objeto é definido por três palavras, movimento, inovação e brasilidade, e conta com cores e elementos que ilustram o céu, as montanha, o mar e o chão, este último representado pelo calçadão de Copacabana.

Além das 300 cidades que receberão o revezamento propriamente dito, outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016. Depois de ser acesa na cidade de Olímpica, da Grécia, a tocha terá sua jornada no Brasil iniciada entre abril e maio de 2016 e irá durar entre 90 e 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com o objetos nas mãos.

Com informações da Agência Brasil

cats

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade