Festa do Tomate começa dia 21 em Goianápolis

Da Redação Da Redação -

Na terra de Leandro e Leonardo, música sertaneja e tomate têm tudo a ver. Durante os seis dias da Festa do Tomate, que começa no próximo dia 21, no Parque de Exposição de Goianápolis, além dos shows artísticos e da escolha da Rainha do Tomate, será realizado o 2º Encontro Produção Segura de Hortifrúti de Goiás que vai discutir o uso correto do agrotóxico. O evento é promovido pela Prefeitura de Goianápolis com o apoio do Governo de Goiás, da Ceasa-GO e da Emater.

Na abertura da festa, no dia 21 de julho, o show será da dupla Humberto e Ronaldo. No dia 22, um relatório com os resultados do controle dos resíduos de agrotóxicos nos hortifrútis em Goiás será apresentado durante a abertura do Encontro Produção Segura de Hortifrúti, pela presidente do Comitê Gestor de Agrotóxicos, promotora Alessandra Melo da Silva. O Comitê Gestor de Agrotóxicos foi criado em setembro de 2013, por meio de termo de cooperação técnica entre diversos órgãos estaduais e municipais, com o objetivo de auxiliar na implementação de ações integradas de monitoramento e fiscalização do uso e aplicação de agrotóxicos.

Durante o seminário serão debatidos outros temas como Dados do Programa de Acompanhamento de Resíduos de Agrotóxicos (Parinha); Manejo Integrado de Pragas em tomate de mesa; Fiscalização de agrotóxicos; Uso de agrotóxicos nas bacias de abastecimento e as consequências e controle de qualidade do produto. O primeiro Encontro Produção Segura foi realizado na Pedra 1 da Ceasa-GO, no último mês de abril com a participação de 177 produtores rurais.

Rainha do Tomate

Também no dia 22 será disputado O título de Rainha do Tomate. Seis candidatas do município de Goianápolis, pré-selecionadas no mês de maio estão participando. Uma delas, Kellen Cristina, é irmã da atual rainha, Keivy Laisy. As outras concorrentes são Aline Karla, Lorena Vieira, Sueny Nicaely, Natállya Nattânnia e Francielle Gonçalves.

No dia 23 tem apresentação de Gabriel Gava; dia 24 de Léo Magalhães; dia 25 da dupla Israel e Rodolfo e no encerramento da festa, o show será por conta de Zé Felipe, filho do cantor Leonardo.

Economia

A Festa do Tomate é uma tradição na cidade de Goianápolis. O tomate salada já foi considerado o esteio da economia do município. Até a última década a produção anual era superior a 20 mil toneladas do produto. No ano passado, só na Ceasa de Goiás, foram comercializadas 11 mil 698 toneladas de tomate produzidas em Goianápolis.

cats

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade