Festa do Tomate começa dia 21 em Goianápolis

Na terra de Leandro e Leonardo, música sertaneja e tomate têm tudo a ver. Durante os seis dias da Festa do Tomate, que começa no próximo dia 21, no Parque de Exposição de Goianápolis, além dos shows artísticos e da escolha da Rainha do Tomate, será realizado o 2º Encontro Produção Segura de Hortifrúti de Goiás que vai discutir o uso correto do agrotóxico. O evento é promovido pela Prefeitura de Goianápolis com o apoio do Governo de Goiás, da Ceasa-GO e da Emater.

Na abertura da festa, no dia 21 de julho, o show será da dupla Humberto e Ronaldo. No dia 22, um relatório com os resultados do controle dos resíduos de agrotóxicos nos hortifrútis em Goiás será apresentado durante a abertura do Encontro Produção Segura de Hortifrúti, pela presidente do Comitê Gestor de Agrotóxicos, promotora Alessandra Melo da Silva. O Comitê Gestor de Agrotóxicos foi criado em setembro de 2013, por meio de termo de cooperação técnica entre diversos órgãos estaduais e municipais, com o objetivo de auxiliar na implementação de ações integradas de monitoramento e fiscalização do uso e aplicação de agrotóxicos.

Durante o seminário serão debatidos outros temas como Dados do Programa de Acompanhamento de Resíduos de Agrotóxicos (Parinha); Manejo Integrado de Pragas em tomate de mesa; Fiscalização de agrotóxicos; Uso de agrotóxicos nas bacias de abastecimento e as consequências e controle de qualidade do produto. O primeiro Encontro Produção Segura foi realizado na Pedra 1 da Ceasa-GO, no último mês de abril com a participação de 177 produtores rurais.

Rainha do Tomate

Também no dia 22 será disputado O título de Rainha do Tomate. Seis candidatas do município de Goianápolis, pré-selecionadas no mês de maio estão participando. Uma delas, Kellen Cristina, é irmã da atual rainha, Keivy Laisy. As outras concorrentes são Aline Karla, Lorena Vieira, Sueny Nicaely, Natállya Nattânnia e Francielle Gonçalves.

No dia 23 tem apresentação de Gabriel Gava; dia 24 de Léo Magalhães; dia 25 da dupla Israel e Rodolfo e no encerramento da festa, o show será por conta de Zé Felipe, filho do cantor Leonardo.

Economia

A Festa do Tomate é uma tradição na cidade de Goianápolis. O tomate salada já foi considerado o esteio da economia do município. Até a última década a produção anual era superior a 20 mil toneladas do produto. No ano passado, só na Ceasa de Goiás, foram comercializadas 11 mil 698 toneladas de tomate produzidas em Goianápolis.

cats

Quer comentar?

Comentários

Nosso Facebook

Rápidas

Danilo Boaventura

Danilo Boaventura

É a seção que publica informações exclusivas, de bastidores sobre o que for relevante em Anápolis e Goiás

Dinheiro Nosso

Rodolfo Torres

Rodolfo Torres

É a seção que publica informações exclusivas, de economia sobre o que for relevante em Anápolis e Goiás

Deniza Zucchetti

Deniza Zucchetti

É professora por vocação, quase RI, escritora por amor nas horas vagas e mãe em período integral

Bruno Rodrigues Ferreira

Bruno Rodrigues Ferreira

É jornalista, psicólogo e especialista em Tecnologia e Educação e Gestão em Saúde