Caem os índices de homicídios em Goiás

Da Redação Da Redação -

Com a confirmação de queda no número absoluto de homicídios em sete dos dez municípios mais populosos, Goiás fechou o primeiro semestre com recuo de 2% nos casos registrados em relação ao mesmo período do ano passado. Tiveram decréscimo no indicador Goiânia, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Rio Verde e Trindade.

Em relação à taxa por 100 mil habitantes, metodologia utilizada internacionalmente para aferição de indicadores de Segurança Pública, houve diminuição em oito dos dez maiores municípios – os sete já citados e Águas Lindas de Goiás.

Segundo o Observatório da Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, ocorreram 1.284 homicídios dolosos – com intenção de matar – nos seis primeiros meses de 2.015. No mesmo período de 2.014, foram 1.310 ocorrências. Em relação à taxa por 100 mil habitantes, a queda em Goiás foi de 4,3%.

O município com maior recuo proporcional em números absolutos de homicídios dolosos foi Trindade, com menos 33,3% de casos. Em seguida, surge Novo Gama (menos 26%) e Rio Verde (menos 18,4%). Goiânia também teve recuo expressivo, com 12,78% menos ocorrências de homicídios dolosos do que no mesmo período do ano passado.

Região Metropolitana

Além da diminuição na capital e em Aparecida de Goiânia, toda a Região Metropolitana de Goiânia teve diminuição nos dados referentes ao primeiro semestre. Nos 20 municípios que compõem a região, a queda acumulada foi de 9% – 574 casos em 2014, 522 em 2015.

Os dados do Observatório da Segurança também demonstram que os homicídios registrados até agora ocorreram em 145 municípios, o que representa 59% do total do Estado. Outros 101 municípios, ou 41% do total, não tiveram nenhum caso nos seis primeiros meses do ano. Por fim, o relatório aponta que os municípios com mais de 100 mil habitantes agrupam 60% dos homicídios dolosos no território goiano.

Com informações do Goiás Agora.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.