Portal 6

O quê faz um avião voar?

O avião é um meio de transporte muito usado pelas pessoas que viajam para lugares distantes, onde é difícil chegar através de ônibus, metrô, bicicleta, carro ou a pé. Com muita disposição e energia se pode chegar em qualquer lugar, mas como todo mundo anda com pressa o tempo todo, o avião é o meio mais rápido para fazer os trajetos. E, por mais que algumas pessoas tenham medo de subir naquela imensa estrutura e voar longe este é um meio de transporte muito seguro e que foi inventado pelo brasileiro Santos Dumont. Foi em 1906 que ele, após realizar muitas pesquisas e estudos, fez o primeiro avião decolar até uma altura de 220 metros!

Esse primeiro avião que subiu aos céus encantando a todos os olhares era o 14 Bis. Esse avião foi construído pelo próprio inventor e testado em plena França. É o avião mais pesado que já subiu ao céu por meios próprios e ultrapassando a gravidade da terra – que é aquela força que puxa tudo para baixo e que nos mantém preso à Terra.

Antes de Santos Dumont, muitos outros tentaram, sem sucesso fazer o avião subir, Foram compradas e construídas peças mais elaboradas que ajudassem na mecânica do avião fazendo com que ele alçasse voo, mas o peso da aeronave sempre foi um impedimento. Agora, a pergunta que não quer calar é: como o avião consegue voar sendo tão pesado? Com certeza você já se pegou pensando nisso. Esse fenômeno pode ser explicado pela Física, uma área de estudo muito importante e complexa que faz com que as coisas ao nosso redor se movimentem. Os fatores que fazem com que o avião saia do chão e permaneça voando no ar sem cair são dois: a resistência do ar e o peso do avião. É importante lembrar de uma coisa para entender como o avião voa, as asas! O avião tem asas assim como os pássaros e tudo que tem asa voa, certo?

As asas construídas no avião que fazem o avião voar, pois quando o vento forte bate de baixo faz com que as asas sejam sugadas para cima, gerando a força necessária para o avião sair da Terra. Assim, o vento conseguiu vencer o próprio peso do avião e fazer com que ele decolasse por seus próprios meios. Depois que o avião já está no alto, alguns acessórios como as hélices (que parece um ventilador), turbinas e as pás móveis fazem com que o avião se mantenha no alto com o impulso necessário para não despencar. Parece estranho e complicado, mas a tecnologia e a própria força da natureza tornaram esse sonho realidade. Agora, nós, seres humanos mortais também podemos voar através das asas do avião e sentir essa sensação maravilhosa que é estar sobre as nuvens.

EBC

Quer comentar?

Comentários

Comente

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.