Portal 6

A importância da união em torno do polo tecnológico de Anápolis

Anápolis é, historicamente, um solo fértil. Desde suas mais profundas características agrárias até no desenvolvimento de novos negócios, o município nunca se furtou da ideia de inovar e buscar novas formas de empreender. O anapolino vem conseguindo conquistar seu lugar na história por este motivo: a capacidade de se reinventar e se reposicionar nos diversos mercados, mesmo que o cenário regional aponte em outra direção.Foi assim com o comércio atacadista e nos anos 1970 com o processo de industrialização que não começou com o Daia, mas que culminou com a criação deste distrito. Somente houve um momento propício para o desenvolvimento da ideia de um distrito porque já existia na cidade empreendedores e espaços férteis para o desenvolvimento da cidade em uma outra direção, no caso, a da indústria. Mais tarde, a predominância do setor farmacêutico nos permitiu compreender um sentido, um norte, e acabou por marcar a cidade na sua importância para todo o Brasil.

E é a partir desta construção histórica aliada ao cada mais valorizado posicionamento logístico-estratégico, que Anápolis se prepara para tornar possível dar um novo salto na História e sair na frente. O projeto capitaneado por alguns empresários, liderados por Marcelo Limírio, denominado Polo Tecnológico de Anápolis é o novo capítulo que a cidade pode começar a escrever. E novamente em um cenário inovador e até mesmo na vanguarda do cenário do Estado e da região.

Anápolis tem tudo para sair na frente a exemplo do que já fez na sua história. As condições não poderiam ser mais adequadas. O momento de franca expansão econômico-social da população, a intervenção positiva das ações estratégicas da atual administração no tocante à geração de qualidade de vida, as condições da logística municipal – Anápolis integra um riquíssimo eixo que compreende Goiânia e o Distrito Federal – tudo isto favorece à criação deste novo espaço.

A consolidação deste sonho passa diretamente por uma ideia vanguardista do governador Marconi Perillo em construir o aeroporto de cargas e a plataforma logística multimodal da cidade. Estes investimentos visionários alimentando a criação do centro tecnológico tem tudo para elevar o conceito de Anápolis como uma das cidades mais modernas do país no que se refere à geração de conhecimento e industrialização.

É fundamental frisar que com a instalação de uma planta para indústrias deste segmento, Anápolis também fomenta outra característica: a de ser um polo educacional. O município é a maior cidade universitária do Centro Oeste, portanto, pode se desenvolver ainda mais são formar profissionais para atuarem neste novo empreendimento coletivo.

O que item diferencial e decisivo neste complexo e favorável cenário é a união de esforços por aqueles que tem interesse e compromisso com o crescimento de Anápolis e de Goiás. As organizações classistas, as esferas de governo e todos os entes ligados ao desenvolvimento tecnológico precisam estar unificados em um único discurso. Neste momento, a participação dos empresários ligados ao polo tecnológico juntamente com a força política da guerreira Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) deve ser incentivada e reverberada pela Prefeitura de Anápolis, na figura de João Gomes, e ainda pelo incansável Marconi Perillo, um dos maiores desenvolvedores da região centro oeste, a partir das ações que empreende em Anápolis e em Goiás.

Somente com a união destes esforços coadunando na mesma direção é que se torna possível a materialização deste importante projeto. Com a conclusão desta etapa, a cidade consolida-se no cenário tecnológico através de empresas de ponta para a exportação. Promove, ainda, a atração de empresas não poluentes e gerando empregos de formação superior.

Anápolis só tem a ganhar com a aposta certa no polo tecnológico e manter a união de todos em torno desta realização é atual para o desenvolvimento de nossa gente, de Goiás e do Brasil em um setor moderno e que representa o futuro do planeta, sob a ótica industrial. Anápolis não pode perder esta chance.

Ernani de Paula é empresário e ex-prefeito de Anápolis.

Quer comentar?

Comentários

Comente

Nosso Facebook





Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.