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Substituta da TCA, Urban já tem dia definido para começar a circular em Anápolis

Atualizado em 09/11/2015

Após seis anos a questão do transporte público em Anápolis tem um fim definitivo com a assinatura da ordem de serviço que determina a data exata de substituição da empresa Transporte Coletivo de Anápolis (TCA) pelo Consórcio Cidade de Anápolis (CCA).

O documento foi assinado na última segunda-feira (24) entre a Prefeitura e as empresas São José do Tocantins e Viacap, sob a razão social de “Urban”.

Estreia

Agora, a Urban já tem data de estreia. No dia 22 de novembro ela já terá que estar circulando com seus ônibus pelas ruas da cidade e deverá, de acordo com o procurador geral do município, Edmar Silva, utilizar o atual terminal urbano que pertence à Prefeitura.

Contrato

Contrato de R$ 27 milhões totais permitirão a CCA explorar o serviço de transporte público por 15 anos. Imagem: Reprodução
Contrato de R$ 27 milhões totais permitirá a Urban explorar o serviço de transporte público por 15 anos. (Imagem: Reprodução)

Para explorar a concessão a Urban depositará o total de 27 milhões de reais nos cofres públicos do Tesouro Municipal pelos dois lotes que venceu na licitação. Esse valor, de acordo com a Procuradoria Geral do Município, foi dividido em 12 parcelas, sendo que a primeira, no valor de R$ 2.309.000,00, já está quitada.

O contrato de concessão entre a Prefeitura de Anápolis e a Urban é de 15 anos e a empresa terá que entregar um serviço atualizado em relação ao vigente.

Novas Linhas e Bilhete Único

De acordo com o edital que norteou a licitação, a Urban terá que disponibilizar novas linhas de itinerário para desafogar o alto fluxo de passageiros no Terminal Urbano.

Essas linhas ligarão grandes bairros, com potencial de transportar por dia cerca de 11 mil passageiros/dia, segundo estudos feito pela Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT). São elas:

 

Jundiaí até a Jaiara pelas Avenidas Presidente Kennedy, Brasil Norte e São Francisco;bus (1)

 

Jaiara até o DAIA pelas Avenidas Presidente Kennedy e Brasil Sul;bus (1)

 

bus (1)Recanto do Sol até o Jundiaí passando pelos bairros Jardim Alexandrina e Maracanã e Avenidas Nair Xavier Corrêa (ou pela 24 de Agosto), Presidente Kennedy e São Francisco;

 

bus (1)Filostro e Bairro de Lourdes (partidas alternadas de cada bairro) até o Vivian Parque passando pelos bairros Jundiaí e Jamil Miguel e pelas Avenidas Mato Grosso, São Francisco de Assis, Brasil,  Av. Acadêmico Adchil Lourenço Dias e Pedro Ludovico.

 

Outra novidade que a Urban terá de implantar será o Bilhete Único, onde os passageiros poderão fazer “integração temporal”. Ou seja, poderá descer em qualquer ponto da cidade e tomar outro coletivo sem pagar nova passagem.

Transição

A prefeitura espera que a transição entre a TCA e Urban “ocorra de maneira pacífica”. Porém, talvez isso não ocorra como o pretendido, já que a TCA tem impetrado vários recursos para não sair da cidade desde que tomou conhecimento da derrota no processo licitatório, de 2008.

“Temos a informação de que há uma nova ação (mandado de segurança) em tramitação no fórum local, entretanto, oficialmente, o Município não foi citado”, contou Edmar Silva que reforçou  que não há volta na decisão porque a “licitação está terminada”.

 

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