Portal 6

Vanderlan Cardoso está preparado para tornar-se prefeito de Goiânia

Iris Rezende é o adversário a ser batido em Goiânia. Insistente, recorrente e até mesmo heroico, o decano do PMDB pode ser visto como um agente político obstinado por alguns, ou mesmo um político que não consegue compreender que seu tempo passou. Possivelmente ambas correntes de pensamento são verdadeiras, mas se por um lado Iris fez de tudo para cortar a cabeça de potenciais quadros que surgiram na legenda e tiveram de buscar outros caminhos, por outro há uma retumbante incapacidade destes mesmos nomes em não conseguir desbancar um quadro tão desgastado por derrotas como é o ex-governador.A verdade é que só por um acidente de percurso que Rezende não é candidato em Goiânia. O comportamento do eleitor da capital ainda é uma incógnita em relação à análise desta nova empreitada de Iris. Voltar novamente a tentar ocupar o Paço Municipal pode soar como um prêmio de consolação que Iris se dá ao perder uma disputa estadual. Alguns veem desta forma mas outros preferem não pensar politicamente e somente dar atenção às realizações que o peemedebista realizou em todas as suas passagens pela prefeitura. E foram diversas, é preciso que se reconheça.

Só que da mesma forma que Iris se prepara e afia o discurso para entrar em sintonia com o eleitor, também fazem o mesmo seus possíveis adversários. Para cada ponto positivo que Rezende quiser enumerar, os postulantes adversários precisam em igual número e força ter para comprometer seu desempenho. E mais do que desconstruir e descontinuar esta aliança entre Iris e o eleitor goianiense, é preciso formatar uma imagem própria para se apresentar como alternativa mais adequada e mais capaz de realizar que o Iris Rezende de hoje.

Neste horizonte, comenta-se muito acerta do perfil do gestor, do gerentão, o tocador de obras. Aquele cujos predicados políticos ficam em planos inferiores a fim de deixar sobressair o suor do esforço. Assim, um dos nomes que já se lançam como pré-candidato reúne impressionante vantagem para criar esta alternativa e fazê-la se tornar a primeira opção para o eleitor: Vanderlan Cardoso.

O empresário e ex-prefeito de Senador Canedo é um avião como gestor. Transformou a sua vida em um caso de sucesso ao obter fortuna através de seu trabalho e empreendedorismo e transformou a cidade de Senador Canedo com seus governos altamente realizadores. Se acabou por se tornar político ao ser prefeito e candidato ao Governo de Goiás, Cardoso deixou como marca política o trabalho sem discurso, a atuação direta, como gestor, realizador, tocador de obras. Esta mistura pode ser o que o goianiense espera para salvar sua cidade ou melhorar sua vida em 2016.

Tive a oportunidade de almoçar com o ex-prefeito, hoje no comando ao PSB, recentemente e encontrei um agente público maduro, sereno, confiante e amplamente preparado para debater as lides políticas. Possui um rol de informações técnicas que deixariam para trás muitos especialistas em gestão pública. Isto mostra o quanto Cardoso tem se preparado para postular aquele espaço.

Em uma de suas inúmeras histórias, uma delas, envolvendo uma hipotética rinha de galo remetia ao galo bom e ao galo ruim, deixou algo bastante claro: Vanderlan Cardoso perdeu a ingenuidade que costuma consumir diversos nomes que se lançam na missão política de melhorar a vida das pessoas. Não perdeu, no entanto, a pureza da inocência de seus objetivos, o que torna sua tarefa ainda mais árdua, mas sua importância ainda mais nobre.

Atuando pelo PSB, traz leveza à já leve legenda, cuja memória popular remete ao finado Eduardo Campos. Com o ingresso da senadora Lúcia Vania, Cardoso dá uma cartada certa para se consolidar como articulador de visão dentro do partido, ao promover o crescimento da legenda. O PSB ganha musculatura pelo esforço de Vanderlan.

Se Iris Rezende é o nome a ser desbancado, a juventude e o espirito de renovação de Vanderlan podem fazer o diferencial na conquista dos tão sonhados quatro anos de mandato frente a uma potência como a Prefeitura de Goiânia.

Ernani de Paula é empresário e ex-prefeito de Anápolis.

 

Quer comentar?

Comentários

Comente

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.