Portal 6

Obesidade atinge mais de 50% dos goianos

Goiás, bem como todo o País, tem enfrentado o grave problema do excesso de peso da população. De acordo com a coordenadora de Vigilância Nutricional da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), da Secretaria da Saúde (SES), Maria Janaína Cavalcante Nunes, dependendo da faixa etária dos goianos, o índice de pessoas obesas chega a atingir mais de 50% da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e registrada no Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional.

A prevalência da obesidade em Goiás recai sobretudo sobre os adultos e os idosos. Os idosos são também considerados os mais sedentários, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde (MS). Porém, o problema do excesso de peso tem sido cada vez mais frequente e crescente entre as crianças, principalmente na faixa etária dos cinco aos dez anos de idade.

Estudo inédito do MS, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de agosto de 2013 a fevereiro de 2014, revelou que 60,8% das crianças com menos de dois anos de idade comem biscoitos, bolachas e bolos e que 32,3% tomam refrigerantes ou sucos artificiais. No Centro-Oeste, o índice atinge 65,3% das crianças, que consomem esses alimentos e 37,4% tomam refrigerantes, superando a média nacional, o que reforça e comprova o crescimento da obesidade na infância.

Como evitar

Segundo Janaína Nunes para evitar a obesidade é fundamental rever o modo de vida. “É necessário que as pessoas encontrem uma maneira de preparar o seu alimento e saibam escolher os mais saudáveis, evitando frituras e industrializados, que elevam muito a pressão arterial e podem causar diabetes”.

“O primeiro passo é fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC)e, em seguida, procurar uma unidade de saúde para tratar o problema. Caso seja necessário, o clínico geral fará o encaminhamento do paciente para um especialista”, orienta ela.

Com informações do Goiás Agora.

 

Quer comentar?

Comentários

Comente

Nosso Facebook





Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.