Raquel Teixeira visita Subsecretaria e Conselho Tutelar de Anápolis

Da Redação Da Redação -

A secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Raquel Teixeira, esteve na manhã desta segunda-feira (04), em Anápolis, onde participou de uma reunião de articulação na Subsecretária Regional da cidade. Raquel explicou o novo modelo de gestão com as Organizações Sociais e falou sobre os benefícios para a sociedade.

Mais de 30 tutores pedagógicos, técnicos escolares e funcionários da subsecretaria participaram da reunião, a qual Raquel tratou de explicar a gestão compartilhada e tirar dúvidas. Ela começou explicando o motivo da gestão compartilhada das escolas começar por Anápolis. A primeira etapa da primeira fase de implantação inclui 23 escolas de Anápolis. “Nós juntamos as 40 subsecretarias regionais em 16 macrorregiões. A Subsecretaria Regional de Anápolis foi a única que não foi dividia ou juntada. Além disso, analisamos a posição geográfica, perfil das escolas e o número de alunos, que não podia ser grande ou pequeno demais”, explicou.

Raquel Teixeira voltou a ressaltar que a educação, área mais atrasada no Brasil, precisa avançar. “O processo educacional é muito complexo e a OS é a ferramenta que temos agora para tirar o sistema da inércia. O Brasil não pode continuar patinando e esse avanço vai começar por Goiás”, disse.

Agenda

Ainda em Anápolis, Raquel Teixeira se reuniu com os conselheiros tutelares da cidade, que trabalham nas unidades das regiões oeste e leste. A conversa focou nos benefícios da gestão compartilhada para a sociedade. “Sou educadora por paixão e sei que esta área precisa se modernizar. As OSs vão administrar as escolas com a mesma verba, mas de forma menos burocrática. A sociedade vai encontrar salas de aulas com professores e diretores valorizados e estrutura adequada. Isso vai refletir diretamente na qualidade de ensino do aluno. Os pais não vão pagar nada mais por ter escolas nos padrões das melhores unidades particulares do país”, informou.

Raquel voltou a assegurar o papel do diretor dentro das escolas. “A OS não vai dizer ao diretor o que ele vai ter que fazer. A Os vai tomar conta da infiltração, da descarga, da parte estrutural. O diretor, que continua sendo eleito, vai continuar com as funções dele. A orientação pedagógica, formação de professor, o currículo e o material didático serão definidos pela secretaria”, ressaltou.

A secretária também lembrou que tem mantido o diálogo com vários setores da sociedade. No próximo dia 20, Raquel vai se reunir com o colegiado da Faculdade de Educação da UFG e no dia 27 com a Faculdade de Letras. “Quero chamar todos para o debate. Não vamos resolver nada sozinhos”, finalizou.

Com informações da Comunicação Setorial da SEDUCE

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade