Huana promove campanha para doação de órgãos

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Durante a manhã desta quinta-feira (31), o Hospital de Urgências de Anápolis organizou uma blitz educativa para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Com ajuda da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes e a Prefeitura de Anápolis, a abordagem à população foi feita em frente à unidade, na Avenida Brasil.

Uma equipe da Central de Transplantes de Goiás se deslocou a Anápolis para informar sobre a importância de ser um doador de órgãos. Juntos, somaram esforços com os profissionais do Huana que também participam do trabalho de conscientização.

Benefício

O Hospital de Urgências de Anápolis fez a sua primeira captação em 23 de fevereiro deste ano. A nova ação tem apresentado números positivos. Foram dois casos somente neste mês de março. Por meio desta iniciativa, pacientes que necessitavam de transplante de rim, córneas e fígado foram beneficiados.

O Huana possui uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplantes, que atua em sintonia com a Central de Transplantes de Goiás. A ação tem o apoio do corpo diretivo da unidade hospitalar, composta pelo superintendente José Luiz Gasparini e pelos diretores técnico, administrativo e financeiro, Márcio Matias de Oliveira, Lucio Jablonski Junior e William Guilhermo Galvão, respectivamente. “É de extrema importância a captação feita no hospital e a proposta é de aumentar essa demanda com suporte adequado”, destaca o superintendente.

Depois de confirmada a morte cerebral, cada pessoa que se declara potencial doadora pode salvar pelo menos outras oito, que aguardam, por exemplo, um transplante renal, de fígado, pâncreas, coração ou córnea. O transplante é um tratamento efetivo para muitas doenças. Muitas pessoas dependem do transplante para continuarem vivas ou para melhorar sua qualidade de vida.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade