Prefeitura vai visitar todas as residências do município para eliminar focos do Aedes Aegypti

Da Redação Da Redação -

Percorrer todas as residências de Anápolis em uma semana para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti. é o que ficou determinado durante uma reunião entre a Prefeitura e outros órgãos públicos, que aconteceu nesta terça-feira (29) no Auditório do Parque Ipiranga. A ação terá início na próxima segunda-feira (04).

Todas as secretarias municipais participam da ação. A Prefeitura de Anápolis contará também com o engajamento do Corpo de Bombeiros, Base Aérea de Anápolis, Grupo de Defesa Ambiental, Polícia Militar, Faculdades Anhanguera, FAMA e Unievangélica; SESI e SESC; e ainda conta, com o apoio do Conselho Municipal de Saúde, Regional Pirineus, Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, Câmara Municipal  e Ministério Público.

Durante toda essa semana serão montadas as estratégias, mapas e a capacitação das equipes que estarão nas ruas. Cada um dos órgãos e instituições terão estratégias específicas, de acordo com suas competências e todos os profissionais serão devidamente capacitados.

A partir da próxima semana, essas equipes estarão nas ruas visitando casa por casa. Durante as visitas todos os imóveis serão vistoriados, água parada eliminada e os moradores serão orientados. A população também terá pontos de coleta de entulho, disponibilizados em diversos setores da cidade.

Para o secretário de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, apesar da trégua no período chuvoso este é um momento importante para realização da ação. “É justamente nesse período em que as chuvas ficam espaçadas e os dias ficam mais quentes que há o desenvolvimento das larvas do mosquito”, explicou.  Ele também lembrou que a Prefeitura precisa do apoio da população. “O poder público não consegue sozinho, precisamos que a população cuide dos seus quintais, já que 80% dos focos são encontrados em residências”, finalizou.

O promotor e curador da Saúde, Marcelo Henrique dos Santos apoia a medida. “Precisamos envolver, além dos órgãos públicos, a população. De nada adianta esse envolvimento dessas instituições sem que haja uma resposta efetiva das pessoas. É preciso que cada família cumpra a sua missão”, disse.

O Prefeito João Gomes, que convocou a reunião, acredita que o trabalho intensivo deve trazer bons resultados. “Vamos entrar com toda equipe da Prefeitura e parceiros, porque queremos alcançar 100% das residências em Anápolis em 10 dias. Mas o principal feito de tudo isso é a parte educativa. Se a Prefeitura trabalhar e a população não manter, tudo será em vão. Mas vejo que hoje a população já está mais consciente”, concluiu.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade