Ministro diz que governo tem “absoluta convicção” da segurança da Rio 2016

(Foto:Wilson Dias/Agência Brasil)

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, disse hoje (20) que o governo federal “tem absoluta convicção” de que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão seguros. Picciani conversou com jornalistas após a reunião semanal entre ministros para tratar dos jogos Rio 2016. De acordo com o ministro, o governo está adotando estratégias adequadas de segurança e enfrentamento ao terrorismo.

Picciani elogiou o tamanho do efetivo disponibilizado para o evento. Segundo ele, os 88 mil homens são “o maior efetivo já empregado no Brasil em um único evento”. “Temos convicção de que adotamos as mais modernas técnicas de enfrentamento a esse tema. Estão sendo disponibilizados todos os efetivos. São 88 mil homens envolvidos na operação de segurança. Portanto, o Brasil não subestima esse tema e adota todas as medidas necessárias. Por isso, temos convicção de que os jogos terão absoluta segurança”, afirmou o ministro.

A reunião de hoje também contou com a presença dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Ricardo Barros (Saúde), Sérgio Etchegoyen (Segurança Institucional), José Serra (Relações Exteriores), Marcelo Calero (Cultura), Maurício Quintanela (Transportes), Guilherme Estrada (ministro interino do Planejamento), Fernando Coelho Filho (Minas e Energia) e Alexandre de Moraes (Justiça). Picciani adiantou que as próximas reuniões devem contar com a presença de um representante do Comitê Rio 2016.

Legado

Conforme Picciani, o governo federal pretende apresentar um plano de legado dos jogos. “A equipe do Ministério do Esporte e dos demais ministérios atuam na preparação do Plano de Legado. Foi um tema que tratamos bastante na reunião”.

No encontro, também houve a confirmação, a cargo do ministro José Serra, da presença de cerca de 50 chefes de Estado e de governo na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Horas antes da abertura, Picciani receberá ministros do Esporte de outros países no Cristo Redentor. De lá, a tendência é que todos sigam juntos para o Maracanã, local da cerimônia.

Quer comentar?

Comentários

Nosso Facebook