Cidade de Goiás volta a ser capital do Estado

(Foto: Divulgação)

A cidade de Goiás volta a ser a capital do Estado nesta segunda-feira (25). A transferência simbólica da capital para a antiga Vila Boa é realizada no dia do aniversário da cidade que este ano completa 289 anos. A solenidade começa às 10 horas, com a instalação simbólica os Três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Também faz parte da solenidade, na praça central em frente ao Palácio Condes dos Arcos, a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta honraria do Estado, a personalidades, autoridades políticas nacionais e estrangeiras, embaixadores, profissionais da área militar, que recebem das mãos do governador Marconi Perillo a condecoração pelos relevantes serviços, ações ou méritos.

Essa é a 14ª vez que o governador Marconi Perillo cumpre a tradição da transferência da capital para a terra de  Cora Coralina, Veiga Valle e Goiandira Couto, da Procissão do Fogaréu e da sede do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Destino turístico histórico, a cidade fica a 136 quilômetros de Goiânia, pela G0-070.

Ainda como parte da solenidade, o governador Marconi Perillo participa da instalação do Ministério Público, visita maçonaria e assina atos. Ele também participa da comemoração do aniversário da cidade de Goiás e da Padroeira de Goiás, Sant’Ana.

A antiga Vila Boa foi por mais de 200 anos a capital do Estado, posição transferida para Goiânia em 1933. Fundada por bandeirantes em 1.727, que buscavam índios e ouro, Goiás cresceu às margens do Rio Vermelho. Em 2001 recebeu o Título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Quer comentar?

Comentários

Nosso Facebook

Rápidas

Danilo Boaventura

Danilo Boaventura

É a seção que publica informações exclusivas, de bastidores sobre o que for relevante em Anápolis e Goiás

Dinheiro Nosso

Rodolfo Torres

Rodolfo Torres

É a seção que publica informações exclusivas, de economia sobre o que for relevante em Anápolis e Goiás

Deniza Zucchetti

Deniza Zucchetti

É professora por vocação, quase RI, escritora por amor nas horas vagas e mãe em período integral

Bruno Rodrigues Ferreira

Bruno Rodrigues Ferreira

É jornalista, psicólogo e especialista em Tecnologia e Educação e Gestão em Saúde