Seis perguntas para explicar como funciona a política para crianças

(Foto: Marcello Júnior/ABr)

Falar sobre política com crianças é um grande desafio a depender da maneira como escolhemos abordar o assunto. Muitas vezes essa dificuldade se coloca porque pensamos que essa conversa necessariamente envolve questões que estão distantes do cotidiano infantil.

Entretanto, a vivência de situações que estão relacionadas ao pensamento político são diárias! Pensando nisso, sugerimos aqui 6 perguntas inteligentes que podem levar crianças pequenas a refletir sobre política. As questões são ótimas para serem colocadas em momentos de uso do espaço público, como por exemplo, na rua ou ao frequentar um parque ou uma praça. Veja só:

Quem é que cuida desse espaço (parque, praça)?

Dicas: Não é preciso dar uma resposta específica, mas sim deixar claro que esse é um espaço para todo mundo usar e todos são responsáveis por cuidar dele.

Quem é dono dos objetos desse lugar (brinquedos do parque ou da praça, por exemplo)?

Dicas: Aqui é importante fazer a criança refletir sobre seu papel no cuidado com bens que pertencem a várias pessoas.

Quem é dono desse lugar (praça, parque, rua)?

Dicas: Não é preciso dar uma resposta específica, mas sim deixar claro que aquele é um espaço de todo mundo e todos são responsáveis por cuidar dele.

Quem é dono dos brinquedos que estão em casa? E dos brinquedos que estão na escola? Você acha que quando está brincando no recreio tem problema ficar o tempo inteiro ocupando o balanço? Por quê?

Dicas: Nesses casos, tente fazer a criança refletir: embora ela possa ficar o tempo inteiro no balanço, não seria legal com as outras crianças. Elas também querem usar este brinquedo e ele pertence a elas da mesma forma.

O que acontece se você quebrar um brinquedo do parque? Só você vai deixar de usá-lo? Ou outras crianças também?

Entrar em contato com questões como essas nos ajudam a perceber que a posição política e a postura crítica são construídas a todo momento. A maneira como nos posicionamos quanto ao espaço que ocupamos, o modo como cuidamos de bens públicos e a forma como percebemos os efeitos de nossas ações sobre os outros são questões políticas. Mostrar isso às crianças desde cedo, por meio de ações e conversas é algo que fundamenta sua auto-percepção como cidadã, pertencente a uma sociedade e uma cultura.

Quer comentar?

Comentários

Nosso Facebook

Rápidas

Danilo Boaventura

Danilo Boaventura

É a seção que publica informações exclusivas, de bastidores sobre o que for relevante em Anápolis e Goiás

Dinheiro Nosso

Rodolfo Torres

Rodolfo Torres

É a seção que publica informações exclusivas, de economia sobre o que for relevante em Anápolis e Goiás