Escola goiana vence competição internacional de Matemática

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Duas turmas do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Odilon José de Oliveira, em Iporá, foram premiadas na mais recente Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF). A turma do 9º ano conquistou Medalha de Ouro e a do 5º recebeu Menção Honrosa.  Com pouco mais de 200 alunos, a instituição ganha destaque nacional pela premiação.

A performance na competição abre a perspectiva de a escola participar, em dezembro deste ano, da 7° International Young Mathematicians’ Convention (Convenção Internacional de Jovens Matemáticos), que será realizada em Lucknow, na Índia. Com isso, a pequena escola do interior goiano, será a única representante do Estado na principal competição interclasses de Matemática do mundo e que, a cada dois anos, reúne estudantes de quase 30 países.

A coordenadora pedagógica do colégio, Maria Cristina Alves Borges, explica que a confirmação da ida dos alunos à 7ª IYMC tem que ser oficializada até o  próximo dia 30 de agosto. Segundo ela, as despesas da viagem ficarão em torno de R$ 50 mil. “Esse foi o cálculo que fizemos para levar nossa delegação, que será integrada por cinco estudantes, um professor, um representante da Subsecretaria Regional e um do grupo gestor da escola”.

Arrecadação

Para viabilizar a participação da escola na competição internacional, a escola está realizando uma campanha de sensibilização da comunidade local para arrecadar os recursos necessários. Além de buscar patrocínio, os professores estão participando de programas de rádio destacando a importância do prêmio e divulgando o nome do colégio.

“Neste momento todo o apoio é necessário. Os meninos estão entusiasmados com a possibilidade de participarem de um evento educacional fora do Brasil. Para eles e para nós, isso é um fator de motivação importantíssimo. O fato de uma instituição de ensino pública e do interior alcançar resultados tão bons mostra que é possível fazer a diferença. Isso melhora a confiança e a autoestima não só dos alunos, mas também dos educadores”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade