Bancários devem iniciar greve nesta terça-feira (06); saiba como não ser prejudicado

Carlos Henrique Carlos Henrique -

O Procon alerta que os bancários devem entrar em greve nesta terça-feira (06) em Goiás e em outros Estados, mas que os consumidores não podem sofrer prejuízo algum por conta da greve dos bancos, mas devem observar as seguintes orientações:

Para evitar o pagamento de multas por atraso e a incidência de juros, o consumidor deve buscar canais alternativos para quitação de suas contas, como por exemplo, casas lotéricas, correios, rede de supermercados, internet banking, aplicativo do banco no celular (móbile banking), caixas eletrônicos e os correspondentes bancários, ressaltando que alguns serviços têm limites diários de valores para saques e pagamentos.

Os boletos de mensalidades escolares, operadoras de planos de saúde, lojas de departamentos e outros boletos diversos podem ser pagos diretamente no emitente ou pode ainda ser autorizado o débito em conta. Se o consumidor não possuir o boleto, o banco ou outro credor deve fornecer alternativa diversa como o fornecimento do código de barras, a emissão do boleto com prorrogação do prazo de vencimento ou o pagamento na própria sede da empresa. De modo que as empresas são obrigadas a oferecer outras formas de pagamento. Segundo a Febraban os bancos devem informar pelo SAC qual o correspondente bancário mais próximo do cliente.

Se o consumidor estiver realizando financiamentos, ou seja, estiver no meio do processo de concessão de crédito para compra de imóvel ou veículo, o banco não pode cobrar eventuais encargos e deve arcar com os custos se houver um reajuste no valor do bem durante a greve.

Apesar da greve não ser uma situação gerada pelo consumidor, ele deve entrar em contato com a empresa que porventura esteja com o boleto de alguma compra a vencer, solicitando uma alternativa para pagamento, ocasião em que deverá anotar o dia e hora do contato e o número do protocolo de atendimento. Esgotadas todas as tentativas de pagamento, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa e o consumidor não poderá ter seu nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito.

É importante manter alguma prova da tentativa de pagamento, anotar os dados do contato, o número de protocolo, tirar uma foto ou fazer filmagem mostrando que a agência está fechada e imprimir cópia das notícias publicadas pela imprensa, bem como recortes de jornais, para caso seja necessário registrar uma reclamação no Procon-Goiás ou ajuizar uma ação no Poder Judiciário.

Como não haverá funcionário na agência bancária para prestar auxílio aos usuários, o consumidor não deverá solicitar ajuda a estranhos, para evitar golpes, comuns nos períodos de greves.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.