Portal 6

Goiás e Finlândia buscam estreitar relações para a produção científica e inovação tecnológica

(Foto: Agecom)

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi, esteve reunida nos últimos dias com presidentes e representantes de entidades de fomento à pesquisa na Finlândia, durante missão brasileira àquele país. Acompanhada do coordenador de Relações Internacionais do Confap, Mario Neto Borges, foram visitados o VTT Technical Research Centre of Finland; a Agência de Fomento à Inovação da Finlândia (TEKES); e a Academia Finlandesa de Pesquisa.

Além dos encontros com representantes, os professores brasileiros também visitaram alguns laboratórios do VTT Technical Research Centre of Finland, especializados nas áreas de biotecnologia industrial, processamento de biomassa e de energias renováveis. De acordo com Zaira, nestas reuniões foram apresentados os modelos de fomento das Fundações e arranjos para a estruturação de acordos de cooperação, por meio do Confap, no conjunto de suas fundações, incluindo a Fapeg. “A partir desses encontros, temos conhecido melhor o trabalho desenvolvido por essas agências e apresentado como o Confap, no conjunto das suas fundações, pode financiar projetos colaborativos, projetos de equipes bilaterais brasileiras e finlandesas e, também, o apoio a missões de pesquisadores nesse fluxo entre os dois países”, avalia.

Tecnologia avançada

Segundo a presidente, a missão também tem outra importância para a Fapeg, do ponto de vista da pesquisa aplicada à tecnologia, especialmente alinhada com as possibilidades apresentadas pelo Governo de Goiás. “A Finlândia tem um campo muito avançado na área da tecnologia, das faculdades profissionais de tecnologia, que podem fazer a capacitação de pessoas voltadas para o campo da inovação, da biotecnologia, das energias renováveis e da digitalização, que são áreas que Goiás é forte e tem muito interesse”, avalia. “Então, com os programas que o Governo do Estado possui, como o Goiás Sem Fronteiras e o Inova Goiás, há muitas possibilidades de estreitar parcerias com agências da Finlândia, exatamente por essa contribuição mútua e pelas áreas estratégicas em que eles são reconhecidos no mundo como altamente capacitados e qualificados”, complementa.

A viagem faz parte das ações de internacionalização das Fundações de Amparo à Pesquisa, sob a liderança do Confap. Os representantes brasileiros participam das atividades da Missão Técnica ELAN Network (European and Latin America Techonology based Business Network), cujo principal escopo de trabalho é promover a aproximação entre os países da União Europeia e da América Latina para a geração de novas tecnologias e oportunidades de negócios com base em pesquisa e inovação.

Quer comentar?

Comentários

Nosso Facebook





Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.