Crer completa 14 anos com mais de 12 milhões de procedimentos

(Foto: Eduardo Castro)

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) completou neste domingo (25), 14 anos de atendimento prestado à sociedade. Reconhecido como CER IV (Centro Especializado em Reabilitação) pelo Ministério da Saúde, o Crer é habilitado a atuar na reabilitação das quatro modalidades de deficiência: física, auditiva, visual e intelectual. O Crer, nestes 14 anos, realizou mais de 12 milhões de procedimentos. O hospital é referência nacional em reabilitação e readaptação.

A missão do Crer sempre foi oferecer excelência no atendimento à pessoa com deficiência fundamento no ensino e pesquisa. Para isso, prioriza o atendimento humanizado e a modernidade técnica para alcançar o patamar de referência em instituição de reabilitação e readaptação.

Hospital Acreditado Pleno

Em 2014, o Hospital recebeu o certificado de Acreditação Plena – Nível 2 concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para essa conquista, o Crer, implantou os padrões de qualidade em atendimentos exigidos pela ONA.

Em março deste ano, o Crer recebeu a equipe de avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição acreditadora credenciada, onde identificou os requisitos necessários para a manutenção do certificado de Acreditado Pleno – Nível 2. O Crer foi o primeiro hospital de Goiás a receber o certificado de Acreditação Plena concedido pela ONA, em dezembro de 2014. O certificado é o reconhecimento de uma política de trabalho implantada e praticada na unidade, o que confirma o compromisso dispensado à assistência com qualidade. O Crer agora busca o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3.

Crescimento com maturidade

O crescimento da instituição foi pautado no planejamento estratégico com o objetivo principal de incrementar melhorias na qualidade do atendimento ao usuário. Desde sua criação em 2002, o Crer passa por significativo crescimento em sua estrutura, seja física, organizacional ou de atendimento e serviços oferecidos. As instalações do Crer são equipadas com aparelhos modernos e contam com uma equipe qualificada, garantindo que os serviços de saúde sejam prestados com mais conforto, segurança e qualidade.

Ao longo dos anos de funcionamento, o hospital ampliou exponencialmente sua área física construindo novos espaços e aumentando o volume de produção. Iniciando suas atividades com 8.823 metros quadrados, o hospital conta atualmente com 33.275,56 metros quadrados de área construída.

A mais recente obra de ampliação, prevista para ser entregue em breve, é o novo Centro de Diagnóstico, com área distribuída em cinco pavimentos, o novo prédio vai oferecer diagnósticos mais completos, ampliando os serviços do laboratório de análises clínicas, exames de eletroneuromiografia, ecocardiograma, ergometria, urodinâmica, mapa/holter, endoscopia, colonoscopia, polissonografia e outros. Além de ampliar a capacidade produtiva, novos exames passarão a ser realizados no hospital.

Eficiência reconhecida

Administrado pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), o Crer teve todos os seus recursos reinvestidos na manutenção, inovação e ampliação dos serviços prestados. A trajetória do hospital foi marcada pelo dinamismo e crescimento acelerado da Instituição, tanto em área física, quanto em atendimento de excelência. A Agir, reconhecida como entidade de utilidade pública e de interesse social, é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Ministério da Saúde.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Crer é certificado conforme a norma NBR ISO 9001:2008, que garante a padronização dos processos e facilita o acesso e controle das informações pelos usuários, colaboradores, clientes e órgãos fiscalizadores. Para acompanhar o processo de manutenção do SGQ, no intuito de garantir o padrão de qualidade, o Crer conta com um serviço especializado, constituído por profissionais com formações diversificadas, que apoia a integração dos processos organizacionais e fomenta a melhoria contínua. R

Recentemente, o Crer recebeu a auditoria do Instituto de Certificação Qualidade (ICQ) Brasil para recertificação da NBR ISO 9001:2008.

Por dentro do Crer

O Crer conta com:
– 136 leitos de internação,
– 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI),
– 8 salas cirúrgicas,
– 7 ginásios de terapias,
– 4 piscinas de hidroterapia
– serviço de atenção domiciliar
– centro de diagnóstico,
– oficina ortopédica

Média diária de atendimento:
– 1.838 pacientes são atendidos por dia no ambulatório
– 5.533 mil procedimentos realizados por dia

Clínicas atendidas:
– amputados,
– deficiência neuromuscular,
– lesão medular,
– lesões encefálicas adquiridas,
– mielomeningocele,
– paralisia cerebral,
– traumatologia e ortopedia.

Hospital de Ensino

O Crer, desde sua fundação, possui um forte compromisso com a capacitação profissional, atestado em sua missão de oferecer excelência no atendimento à pessoa com deficiência, fundamentado no ensino e pesquisa. Hospital de Ensino, certificado em 2014 pelos Ministérios da Saúde e Educação, o Crer conta com programas de Residência Médica em Anestesiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) e Otorrinolaringologia.

Em 2015, o Crer passou a oferecer também, em parceria com a Secretaria da Saúde de Goiás, a Residência Multiprofissional em Saúde Funcional e Reabilitação, nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional Além das residências e dos eventos científicos, vários projetos de pesquisa são desenvolvidos, inclusive com parcerias estrangeiras, fomentando ainda mais o conhecimento e a especialização profissional.

Residências:
– Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria)
– Radiologia e Diagnóstico por Imagem
– Anestesiologia,
– Otorrinolaringologia
– Multiprofissional (Psicologia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia)

Crer em números

Além de crescer fisicamente, o Crer também cresce no atendimento à sociedade. Desde o início das atividades, em 2002, o Hospital apresenta uma dinâmica de crescimento e inovação.

– Total de procedimentos realizados: 12.384.915
– Total de consultas médicas: 964.549
– Total de procedimentos cirúrgicos: 42.498
– Total de atendimentos dos serviços de terapias/enfermagem: 8.078.500
– Exames – análises clínicas e imagem: 2.783.346
– Total de aparelhos de ampliação sonora dispensados: 32.025
– Total de próteses e órteses confeccionadas pela Oficina Ortopédica: 74.789
– Total de implantes cocleares (2012 a 2016): 95
– Número de pessoas atendidas desde a abertura (2002): 372.839
– Média de procedimentos cirúrgicos/mês: 372 (média referente aos meses de julho e agosto de 2016)
– Média de consultas médicas/mês: 10.356 (média referente aos meses de julho e agosto de 2016)
– Média de atendimentos do serviço de terapias/mês: 88.102 (média referente aos meses de julho e agosto de 2016)
– Média de aparelhos de ampliação sonora dispensados/mês: 205 (média referente aos meses de julho e agosto de 2016)
– Média de atendimentos do serviço de enfermagem/mês: 2.300 (média referente aos meses de julho e agosto de 2016)
– Média de órteses e próteses confeccionadas/mês: 1.246 (média referente aos meses de julho e agosto de 2016)
– Média de atendimentos do serviço de Odontologia/mês: 2.096 (média referente aos meses de julho e agosto de 2016)
– Total de atendimentos do Laboratório de Movimento desde o 2º Semestre de 2013: 1.909
– Número de colaboradores: 1.403

Quer comentar?

Comentários

Nosso Facebook

loading...