Confira seis dicas para fazer as crianças comerem legumes e verduras

(Foto: Reprodução)

Quando eles são bebês eles comem de tudo! Aí é só as crianças crescerem um pouquinho pra começarem a agir como se nunca tivessem visto aquela abóbora antes e não aceitam de jeito nenhum nada que tenha a cor ver no prato. A gente sabe que essa fase não é fácil, por isso separamos 6 sugestões de como fazer as crianças comerem mais legumes e verduras.

1) Faça com que legumes e verduras sejam um hábito – e não uma ocasião especial

Se durante a semana toda a gente deixa as crianças comerem só um franguinho com batata é bem provável que quando – de repente – surgir aquela abobrinha do nada na mesa do almoço ela seja imediatamente rejeitada pelos pequenos. É por isso que legumes, verduras e frutas tem que ser presença constante nas refeições, assim as crianças aprendem a se acostumar com elas.

2) Introduza novos alimentos aos poucos e sem pressa

Não adianta querer que no mesmo dia seu filho experimente berinjela, cenoura, ervilha e de sobremesa um mamão. Se ele já demonstra ser difícil para comer, apresente novos alimentos aos poucos. E tenha paciência. Não gostou da cenoura na primeira vez? Tente uma segunda, uma terceira, uma quarta.

3) Provar é obrigatório

Seu filho não precisa terminar o prato e nem precisa gostar do novo alimento, mas provar é o mínimo que ele deve fazer.

4) Transforme a refeição em um momento divertido

Mesmo com a correria do dia a dia tente relaxar na hora do almoço e do jantar. Se seu filho não quis comer quase nada ou disse que odiou a verdura nova que provou, não se estresse. Passe para seu filho a sensação de que a hora das refeições é um momento leve e não de tensão.

5) Aposte nos molhos

Se seu filho se recusa a experimentar uma comida nova, tente uma versão desse mesmo alimento com um molho para mergulhar. Por exemplo: tiras de cenoura com sour cream. Ou pepino fatiado com húmus.

6) Dê o exemplo

Para as crianças suas ações são muito mais importantes que suas palavras. Então comece dando o exemplo. Coma sempre alimentos saudáveis e variados. E mostre para seu filho como você gosta desses alimentos.

Quer saber mais sobre alimentação infantil? Então você precisa ver o vídeo, no canal do Criar e Crescer, sobre o apetite do bebê para entender quando ele aumenta e quando diminui.

Quer comentar?

Comentários

Nosso Facebook

loading...