Computadores doados por empresa ajudam alunos da rede pública nas salas de aula

Da Redação Da Redação -

O que antes era descartado pela Tempo Telecom tornou-se útil para muitos alunos de escolas públicas nos últimos cinco anos, que receberam mais de 50 tipos diferentes eletrônicos.

Os equipamentos foram destinados para uma empresa de tecnologia que faz todos os anos o recondicionamento de computadores que, após seu pleno funcionamento, são doados para escolas públicas.

Em cinco anos, o local já recebeu doações de mais de 60 toneladas de lixo eletrônico que foram destinados para as escolas em forma de computadores, impressoras e demais equipamentos de informática e ainda, contribuiu para a preservação do meio ambiente.

Para continuar funcionando, porém, o centro de recondicionamento precisa receber os equipamentos que muitas empresas depositam no lixo, por não atenderem mais às suas necessidades ou após estragarem. O presidente da Tempo Telecom, Luís Miguel Mendes, explicou que, devido à evolução constante dos eletrônicos, há a necessidade de atualização dos mesmos, que pode não ter utilidade para a empresa, mas, para o centro de recondicionamento, é de grande valia.

Luís disse que a empresa tem preocupação com a sustentabilidade e com causas sociais.

“É de suma importância a nossa participação. Devido trabalharmos com tecnologia, há uma necessidade constante de investimento em equipamento tecnológico, portanto, ficamos com muitos eletrônicos sem utilização que ao encaminhar para o Centro de Recondicionamento de Computadores, as peças terão um destino correto e a empresa está colaborando para a inclusão digital de muitos jovens e crianças”, enfatizou.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O centro foi criado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Anápolis em 2011. O coordenador do lugar, Edimilson Fernandes, explica que de todas as doações que são feitas pelas empresas, apenas 5% é reaproveitado para ser utilizado nas escolas e nos telecentros e o restante recebe um destino correto e sustentável.

“Materiais estes que contaminam o meio ambiente quando não recebem a destinação adequada”, destacou. Só este mês foram recuperados 40 computadores, que serviram para equipar 4 telecentros comunitários. O restante dos equipamentos que não serve para o reaproveitamento nas montagens de computadores recebe um tratamento adequado para não poluir o meio ambiente, conforme explicou.

O centro de recondicionamento de computadores também funciona como centro de capacitação para jovens que querem aprender uma profissão, oferendo curso gratuito de montagem, manutenção hadware e suporte de software. O centro é hoje, referência em Goiás, em se tratando de reciclagem de lixo eletrônico e em promover a inclusão sócio-digital de jovens.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade