Não é fácil ser amigo de ninguém hoje em dia

Carlos Henrique Carlos Henrique -

A vida acontece nas relações. Mesmo que seja consigo mesmo e, com certeza, essa é a mais difícil e importante tarefa.

É certo que nesse contexto precisamos de um amigo. Amigo de verdade.  Amigo que sua vida pra ele não é uma bobagem. Amigo que sua maior qualidade é se alegrar com seu sucesso e felicidade.

Amigo que você poderá abrir seu coração e não será temática de julgamento. Amigo que não departamentaliza assuntos com você. Amigo que te discerne com coração sincero. Amigo que te coloca na real quando preciso. Amigo que te faz enxergar o valor que tens, não com jargões soltos ao vento, sem peso, mas a cada palavra se sente a definição de intimidade e relacionamento.

Amigo que faz questão de você mesmo quando não estás bem. Amigo que tem ouvido para te ouvir. Amigo que te ajuda a enfrentar as batalhas, que não solta de sua mão, que intercede por você. Amigo que se enxerga em você nos seus defeitos. Amigo que percebe ainda mais suas qualidades.

Amigo que não te considera apenas na mesa de um bar. Amigo que te inclui nas prioridades e momentos decisivos, pois conhece seu caráter.

Amigo que te faz voltar pra rota quando se desvia e que não se escandaliza com seus tropeços. Amigo que não te faz objeto de bajulação e sim mostra com amor e verdade seu erro. Amigo que é leal e verdadeiro quando te vê enfraquecido, de fato não sente necessidade de mostrar uma superioridade moral.

Amigo que não aceita lhe ver perdendo tempo com o que não acrescenta. Amigo que te dá um puxão de orelha quando lhe vê mal-intencionado e não aceitará se tornar cúmplice caso persiga o intento errado, pois é consciente da colheita.

Amigo que te dá o ombro pra chorar por um tempo, mas se necessário for te dará um “acorda pra vida” quando já é hora de vivê-la, jamais te deixará amargando na seção dos vitimizados. Amigo que na primeira ameaça contra a integridade de sua alma te defende sem pestanejar.

Amigo que mesmo seu silêncio já diz tudo. Amigo que não te meça pelo que você trará de vantajoso a ele. Amigo que te vê brilhando e diz: Isso aí!

Amigo que não ache que você tenha a obrigação de “precisar” da bondade dele. Amigo que não tenha apenas a disponibilidade para dar fim à solidão e angústias de seus dissabores, pois quando sua alegria chega quem fica triste é ele.  Amigo que não fabrique uma persona do qual não é.

Amigo que tem identidade com você. Amigo em que se pode confiar que tem palavra.

Amigo do qual não há cobrança, caprichos, que não é impressionável.

Amigo que respeita seu espaço, individualidade, momento, circunstância. Amigo que te conhece na essência. Amigo que é coerente com o valor de uma verdadeira amizade. Amizade demanda amor, e o amor não se porta inconvenientemente. Amor tem caráter.

Esse amigo meu amigo é um tesouro! Guarde-o em seu coração como a menina dos olhos! No cenário do qual vivemos em que amizade se tornou algo tão banal e sustentada apenas pelo outro lado da telinha, raros são os amigos.

Ser amigo é pra quem tem coragem. Ter amigo é pra quem entendeu o sentido de ser mais chegado que irmão. Esse amigo é singular, o amigo pra toda uma vida!

Deniza Zucchetti é professora por vocação, quase Relações Internacionais, escritora por amor nas horas vagas e mãe de dois lindos filhos em período integral. Escreve todos os sábados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade