Mantenedora da Santa Casa de Anápolis é acusada de comprar carro de luxo para freiras

Entidade ficou surpresa com a denúncia e já está preparando defesa para apresentar ao Conselho Municipal de Saúde

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Uma denúncia apresentada anonimamente ao Conselho Municipal de Saúde (CMS), se confirmada, pode gerar uma crise na Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA), mantenedora da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis e organização social que administra o Hospital de Urgências de Anápolis (HUAna).

No conteúdo, dividido em duas partes pelo CMS, a pessoa denunciante usa um pseudônimo e relata possíveis irregularidades que vão desde condições ruins de atendimento a atrasos nos pagamentos de funcionários. Porém, o que mais chama a atenção é uma suposta compra de carro de luxo, realizada a partir de empréstimo em três bancos, para ser usado, segundo a mesma denúncia, por freiras – e com motorista particular, lotado no quadro de colaboradores do HUAna.

O Portal 6 teve acesso a denúncia, que pode ser conferida aqui.

Com a gravidade da denúncia a Mesa Diretora do CMS decidiu encaminhar o teor para conhecimento dos órgãos de investigação competentes, como o Ministério Público, e notificar todos os envolvidos para prestar esclarecimentos.

Segundo Daniane Marinho, presidente do CMS, o Conselho age no seu limite legal e por isso não pode tomar nenhuma atitude quanto às supostas irregularidades financeiras.

“Nosso âmbito é de fiscalização de verbas do SUS e de acompanhamento dos contratos dos prestadores para saber se eles estão sendo cumpridos”, reitera. “A denúncia foi dividida em duas. A que fala sobre as condições na Santa Casa será averiguada de perto pelo Conselho”, completa.

Procurada, a 9ª Promotoria de Justiça, que fiscaliza as fundações, sobretudo no aspecto financeiro, informou à reportagem do Portal 6 que está agendada para o próximo dia 07 uma inspeção conjunta (entre o Ministério Público, CMS e Vigilância Sanitária) na Santa Casa afim de averiguar as condições do hospital.

Sobre as possíveis improbidades a 9ª Promotoria disse que as contas da FASA serão analisadas oportunamente.

Surpresa

O jurídico da FASA recebeu a reportagem do Portal 6 na manhã desta quinta-feira (1º) e disse que encarou a denúncia com surpresa. Reiterou que a entidade não é pública e informou que a defesa está sendo preparada para prestar todos os esclarecimentos solicitados pelo Conselho Municipal de Saúde.

“Quando dos documentos colocados na denúncia, quero reforçar e ratificar, que são documentos de publicidade. A FASA tem por obrigação publicar o seu balanço até 30 de abril. Todos as nossas atividades, as nossas movimentações financeiras, os empréstimos estão no balanço. Mas isso será matéria da defesa, que será apresentada no dia 07 [ de dezembro]”, explicou Wânia Assis, do departamento jurídico e da secretaria de administração.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade