Funcionando há poucos meses, UBS da Vila União já precisa de reforma

Inaugurada às vésperas da campanha eleitoral, UBS já apresenta infiltrações no teto, entra lama e paredes externas estão pichadas

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Os últimos dias mostraram que a Unidade Básica da Saúde (UBS) da Vila União, na zona Sul de Anápolis, não é resistente a chuva.

Ontem (09) a limpeza no local precisou ser feita às pressas. Havia muita lama que veio com a enxurrada da chuva nos corredores. O prédio, inaugurado no final de julho,  às vésperas do período de campanha eleitoral, foi construído em uma baixada e não há nenhuma desembocadura para absorver a água pluvial.

Porém, o que mais preocupam os profissionais que lá trabalham é a situação do teto. Uma enorme infiltração se formou próximo à escada que dá acesso ao primeiro piso, onde fica o ambulatório. A água que cai escorre pela lâmpada e deixa o piso ainda mais escorregadio. O risco de acidentes, tanto elétrico, quanto de pessoas, é constante.

Do lado de fora parte do gramado também foi levado chuva. Nas paredes externas a pichação denuncia problemas na vigilância, que conta com apenas um guarda durante a noite.

Procurado pela reportagem do Portal 6, o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, informou que as empresas que fazem obra para a Prefeitura de Anápolis são obrigadas por cinco anos a se responsabilizar por qualquer avaria.

Sobre a UBS da Vila União, Luiz Carlos disse que “mesmo não sendo de responsabilidade dela [a empresa] está dando toda assistência e reconstruindo o que a correnteza da rua estragou”. Ele não tinha conhecimento dos problemas no teto, mas garantiu que “a empresa vai resolver”.

Remédios

A UBS da Vila União não está apenas com problemas físicos. Usuários ouvidos pela reportagem contaram que no local os remédios estão sempre em falta na farmácia.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade