Vereadora protocola projeto na Câmara para criar creche de idosos em Anápolis

Parlamentar espera rápida tramitação e sanção do projeto, que virando lei pode estar funcionando ainda este ano

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Segunda mais bem votada para a Câmara Municipal em 2016, a vereadora Vilma Rodrigues (PSC) começou o mandato protocolando na Casa um projeto de lei para criar a primeira creche para idosos de Anápolis.

A unidade funcionaria das 07h às 18h e atenderia idosos carentes, que não têm onde ficar enquanto os familiares trabalham. “É como criança, com a diferença que o idoso tem muito mais intensidade em seus sentimentos”, diz Vilma que espera a iniciativa seja sancionada pelo prefeito Roberto Naves após a tramitação e aprovação do projeto de lei, que pode ser conferido na íntegra clicando aqui.

Conta Vilma que conversou com Roberto sobre o projeto e teve o apoio dele antes mesmo de ser eleito. Ela espera que a aprovação na Câmara seja rápida, dando condições da creche começar a funcionar ainda este ano.

“Já temos quase 80% de chance de conseguir um local, que precisaria apenas da adaptação. Já estamos buscando emenda com deputados e analisando meios para que empresários possam contribuir abatendo impostos, assim como acontece na área da cultura”, afirma.

“Os familiares precisam trabalhar e muitos idosos ficam sozinhos em casa. Recentemente foi atendido um senhor assim, que caiu da cadeira de rodas e se machucou arrastando pelo chão. Ele queria ver a chuva”, relata Vilma, que ainda aponta como vantagem para o município viabilizar um espaço como esse justamente para reduzir o número de leitos ocupados nos hospitais.

“Sozinhos eles ficam propensos a doenças. Menos internações significam mais leitos disponíveis para a população”, defende.

O projeto de creche para idosos é inspirado nos de cidades onde o local já existe, como em Porto Alegre e São Paulo. Nessas creches há toda uma equipe multidisciplinar com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais preparados para trabalhar com esse público ainda muito carente da atenção do setor público.

“Por isso precisamos de todo o apoio da sociedade para esse projeto. Quem quiser ajudar será muito bem vindo”, diz Vilma.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade