Insulina especial já está disponível na rede municipal de Saúde em Anápolis

Outros medicamentos antes em falta também foram adquiridos pela Prefeitura

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Comprado às pressas por meio de processo emergencial, as insulinas do tipo Lantus já estão disponíveis a partir desta quarta-feira (15) na rede municipal de saúde. Outros medicamentos antes em falta também foram adquiridos pela Prefeitura de Anápolis.

“Não tínhamos estoque e temos uma dívida com nossos fornecedores de medicamentos, mas conseguimos conversar com as empresas e fizemos um novo processo de compras”, disse o prefeito Roberto Naves (PTB) em entrevista à imprensa na manhã de ontem (14).

Segundo ele, a falta de medicamentos e insumos nas unidades de saúde decorreram pela ausência de pagamento dos fornecedores e de recursos escassos na Prefeitura.

“Faltavam luvas, gaze, esparadrapo. Basicamente tudo. O que não é uma novidade, pois não começou a faltar agora, mas trabalhamos muito para restabelecer não só estes, mas todos os materiais necessários”, afirmou. Paralelamente, também foi iniciado outro processo licitatório para que não faltem  mais medicamentos.

Insulina Especial

A insulina tipo Lantus é um medicamento diferenciado, pois permanece mais tempo no organismo o que corresponde a um menor número de aplicações, além de ser cerca de cinco vezes mais cara que a normal. A rede de saúde de Anápolis é uma das únicas do Brasil a fornecer gratuitamente essa insulina para os pacientes que possuem sua prescrição.

“Anápolis é uma das raríssimas cidades que investem em insulina Lantus. As outras só fornecem a insulina comum”, disse o prefeito.

Em tempo

(Foto: Marcelo Santos)

Na manhã desta quarta-feira (15) familiares de pacientes diabéticos fizeram manifestação na Câmara Municipal de Anápolis. O ato era para cobrar o fornecimento de insulina e outros remédios na rede pública da cidade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade