Anápolis copiará modelo chileno para zerar deficit de vagas em creches

Mãe ou responsável recebe uma bolsa em dinheiro para escolher creche particular à criança que não consegue vaga na rede pública

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Ventilada durante a campanha e já em conversas para efetivação, o prefeito Roberto Naves (PTB) pretende implantar em Anápolis o modelo de vouchers escolar para poder zerar o deficit de vagas na educação infantil na cidade, atualmente estimado em mais de 4 mil pela Secretaria Municipal de Educação.

Original do Chile, os vouchers são uma espécie de bolsa bancada pelo governo onde a mãe ou o responsável recebe uma quantia mensal em dinheiro para pagar os estudos da criança em uma instituição particular credenciada que ela preferir.

Para isso, já está sendo trabalhado na Prefeitura a proposta que estimulará igrejas, ONG’s e fundações a criar unidades de ensino infantil ou adequar seus prédios. A adoção do modelo de vouchers não eliminaria a construção de novas creches, nem a contratação de profissionais por parte do município quando necessário. “Seria apenas mais uma opção disponível para a população”, disse um auxiliar direto do gabinete do prefeito a reportagem do Portal 6.

Atualmente, o déficit de vagas em creches de Anápolis ultrapassa os 4 mil. (Foto: Reprodução)

A ideia foi apresentada na última semana pelo vice-prefeito, Márcio Cândido (PSD), ao ministro da Educação e ex-governador de Pernambuco, Mendonça Filho (DEM), que não somente viu com simpatia, mas também comentou que o Governo Federal estuda medida semelhante junto às prefeituras para conseguir universalizar o acesso ao ensino infantil no país.

“Queremos um ambiente que ofereça educação de qualidade e que a criança sinta prazer de frequentar”, disse Márcio Cândido.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade