Patrulha Maria da Penha reduziu em 17% o índice de violência doméstica em Anápolis

Recebendo denúncias pelo WhatsApp, braço de apoio da Polícia Militar às mulheres na cidade também fornece acompanhamento psicológico, jurídico e social

Rafaella Soares Rafaella Soares -

O índice de violência doméstica diminuiu 17,4% entre os anos de 2015 e 2016 em Anápolis. A Polícia Militar atribui essa retração ao trabalho que vem sendo desenvolvimento pela Patrulha Maria da Penha.

Implantada na cidade em fevereiro de 2016, a Patrulha atua com uma viatura e duas equipes compostas por casais policias. A presença de uma mulher policial se tornou imprescindível para a resolução de casos de violência, pois as vítimas permitem uma melhor aproximação sem receios.

Em 2015, foram registradas 609 ocorrências de violência. Já em em 2016 esse número baixou para 503.

“É uma queda significativa e que comprova que a instalação da Patrulha Maria da Penha em Anápolis vem inibindo a violência doméstica e familiar contra a mulher”, ressaltou a cabo Daiane, que participa do programa, em entrevista ao Jornal Contexto.

Mais números

No total, a Patrulha Maria da Penha encerrou 2016 realizando 1.864 atendimentos. Dentre eles, 53 foram de ocorrências registradas, 440 visitas solidárias para mulheres com medida protetivas e 589 visitas comunitárias.

(Foto: Divulgação/ PM)

Houveram também 202 ações em que a equipe policial acompanhou vítimas até a residência, boa parte delas em situações para deixar o lar. Complementarmente foram feitos 209 monitoramentos, 349 averiguações realizadas a partir de denúncias pelo  número (62) 99939-9581 no WhatsApp e 13 flagrantes.

Outros serviços que a Patrulha Maria da Penha também desenvolve é o atendimento psicológico e jurídico às mulheres agredidas, além de ajudar com abrigo para aquelas que necessitam.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade