Descoberta de fraude faz concurso para delegado da Polícia de Goiás ser cancelado

Quatro candidatos foram flagrados pela Operação Porta Fechada tentando fraudar o certame

Carlos Henrique Carlos Henrique -

O Governo de Goiás determinou na segunda-feira (13) a suspensão do concurso público para o preenchimento de 36 vagas ao cargo de delegado de polícia substituto, da Polícia Civil do Estado do Goiás, até que as investigações estejam concluídas.

A decisão ocorreu após a Operação Porta Fechada ter flagrado no último domingo (12) quatro candidatos envolvidos na tentativa de fraudar o concurso.

Foram presos tanto um dos aliciadores quanto candidatos que participavam do esquema.

Perfil

Segundo o coordenador da Operação Porta Fechada, delegado Rômulo Figueiredo, o perfil social dos candidatos que participaram das ações criminosas é o de pertencimento a grupos familiares de alto poder aquisitivo, como fica demonstrado pelas quantias as quais estavam dispostos a pagar aos membros da organização criminosa, entre R$ 100 mil e R$ 349 mil.

Em tempo

O concurso nº 7/2016 para delegado de polícia substituto já era investigado pela Polícia Civil quando o Ministério Público de Goiás também passou a apurar supostas irregularidades nas notas dos candidatos que realizaram a 1ª fase. O concurso foi iniciado no 2º semestre de 2016 pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).

A promotora de Justiça, Leila Maria de Oliveira, que instaurou inquérito civil público, disse que foram levados ao MP informações de que o resultado da 1ª fase causou estranheza aos concorrentes devido a notas superiores a 90 pontos, por se tratar de prova de grande dificuldade.

A promotora terá uma reunião com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) organizadora do certame.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade