Vereadora quer levar cães treinados para alegrar pacientes em hospitais de Anápolis

Terapia Assistida por Animais já é realidade em vários países e pode ser implantada na cidade

Rafaella Soares Rafaella Soares -

A vereadora Thaís Souza (PSL) se reuniu nesta terça-feira (14) com o superintendente executivo da Secretaria Estadual de Saúde, Deusdedith Vaz, para propor que cães adestrados possam visitar pacientes em tratamento.

Conforme a parlamentar, em vários lugares onde foi implantada a Terapia Assistida por Animais tem deu resultados positivos no auxilio de tratamento de doenças.

“A iniciativa terapêutica mostra que os animais ajudam muito. Por ser o melhor amigo do homem, o cão é um co-terapeuta e os resultados já se mostraram muito positivos em países como França, Canadá e Inglaterra”, explicou.

Se aprovado, os animais mais saudáveis da Associação Protetora e Amiga dos Animais (Aspaan), da qual Thais faz parte, passarão por um treinamento específico justamente para esse tipo de visita.

Já os pacientes seriam definidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os hospitais lembrados pela vereadora na reunião são o Hospital de Urgência de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUAna) e o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, localizado em Goiânia.

Entretanto, em conversa com a reportagem do Portal 6, Thais informou que o tratamento pode se estender a hospitais públicos e privados da cidade.

Ao final da reunião ficou combinado que a vereadora, juntamente com a Aspaan, entregarão a proposta detalhada à Secretaria Estadual de Saúde especificando os benefícios e atividades que os animais podem dar aos pacientes.

Como a ideia foi bem recebida, a possibilidade de tudo se concretizar é alta.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade