Goiás poderá ter plebiscito para se dividir e nascer o ‘Estado do Entorno’

Nova unidade federativa teria 18 cidades (dentre elas Luziânia, Águas Lindas e Valparaíso) e quase dois milhões de habitantes

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Aprovado nesta terça-feira (25) na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, da Câmara dos Deputados, o projeto de criação do Estado do Entorno segue para a Comissão de Constituição e Justiça.

A nova unidade federativa teria 18 cidades (dentre elas Luziânia, Águas Lindas e Valparaíso) e quase dois milhões de habitantes.

O autor da ideia é o deputado Célio da Silveira (PSDB), ex-prefeito de Luziânia. Em entrevista ao jornal O Popular, ele reconheceu que deverá enfrentar dificuldades no Plenário da Câmara, já que criar mais um estado demandaria custos elevados à União.

Haverão questionamentos ‘por conta da crise econômica no País. Mas as vantagens, inclusive para Goiás, serão maiores’, defende.

Sobre a consulta popular, o tucano diz que está tranquilo. ‘Temos pesquisas que apontam que isso não será difícil. Vai gerar desenvolvimento para a região, como maior aplicação dos recursos arrecadados com ICMS em segurança, saúde e infraestrutura’, explica.

Deputado Célio da Silveira, ex-prefeito de Luziânia e autor do Estado do Entorno. (Foto: Agência Brasil)

Perdas

Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda de Goiás, os 18 municípios localizados na região fronteiriça com o Distrito Federal pagaram em impostos estaduais (ICMS, e IPVA e ITDC) o montante de R$ 548,3 milhões em 2016 – dos R$ 15,9 bilhões arrecadados nas 242 cidades goianas.

Goiás também perderia quase 10% de extensão territorial e vínculo direto com Brasília.

Mesorregião do Entorno de Brasília

Em tempo

No ano de 2011 o Pará foi submetido a um plebiscito para saber se a população concordava com a divisão e criação de mais dois estado (Carajás e Tapajós) dentro do território paraense. A iniciativa, mesmo com forte apelo publicitário, acabou sendo rejeitada por mais de 60%.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade