Anápolis passará a ter sistema de acompanhamento de ônibus em tempo real

CMTT já começou a instalar GPS na frota da Urban e avisa que o investimento não trará nenhum custo adicional para o usuário

Da Redação Da Redação -
Urban é concessionária do transporte coletivo em Anápolis desde 2015. (Foto: Divulgação)

A Companhia Metropolitana de Trânsito e Transporte (CMTT) começa, a partir desta semana, a instalar GPS em cada um dos 204 ônibus que percorrem as 123 linhas da Anápolis. A tecnologia auxiliará o órgão na fiscalização dos horários praticados pela Urban e possibilitará que o usuário saiba, em tempo real, o prazo de espera do veículo.

O usuário precisará apenas de um smartphone para acompanhar o sistema. Isso porque os pontos de ônibus receberão codificadores QR Codes, que repassam informações eletrônicas de horários e itinerários, por meio de leitura ótica dos aparelhos celulares dos usuários.

De acordo com o diretor da CMTT, Carlos César de Toledo, a implantação do sistema de gestão de frota de inteligência será feito por etapas.

“A primeira acabou essa semana, com o georreferenciamento dos 1,4 mil pontos de ônibus”, diz.  Um dos resultados práticos dessa fase é a identificação exata dos abrigos que devem ser reparados ou trocados. “Esse investimento começa já”, avisa.

Na segunda etapa serão implantados, em fase de teste, o sistema de GPS nos ônibus. Da central de controle montada na sede da CMTT será possível controlar digitalmente o trajeto dos ônibus, com informações precisas de velocidade, tráfego e tempo de chegada, ao ponto de gerar provas para que a empresa possa ser acionada, caso não cumpram os horários pré-determinados.

Aplicativos

Ainda de acordo com Carlos Toledo,  todo o programa será finalizado em agosto. Até lá os usuários poderão optar por um dos três aplicativos mundiais de mapa online (here, moovit ou google maps ) para ter acesso a todas as informações do tráfego dos ônibus.

“O Google maps pede dois meses para ele estar 100% aderido”, complementa Toledo, informando ainda que o investimento feito por parte da Prefeitura de Anápolis não trará nenhum custo adicional para o usuário.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.