Em um mês, força tarefa da Prefeitura de Anápolis já conseguiu realizar mais de 750 cirurgias

Procedimentos estão sendo feitos nos centros cirúrgicos da Santa Casa, Hospital Evangélico e Municipal

Rafaella Soares Rafaella Soares -
HEG é uma das duas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia em Anápolis. (Foto: Reprodução)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou o primeiro balanço da força tarefa lançada em abril para dar fim a fila de mais de três mil pessoas que esperam por uma cirurgia na cidade, desde o ano passado.

Segundo o órgão, em um mês, um total de 753 procedimentos foram realizados, representando 24,2% de efetividade. Até o início desta semana, foram feitas 247 cirurgias gerais, 100 pediátricas, 125 ortopédicas de traumas, 12 ortopédicas de joelho e 12 de otorrinolaringologista na Santa Casa e Hospital Evangélico de Anápolis. Outros  257 procedimentos ocorreram no Hospital Municipal.

O atendimento dessa grande demanda segue um protocolo que inicia com o contato entre a Central de Regulação da Semusa e os pacientes, submetidos a uma nova avaliação e a novos exames pré-operatórios.

Desde o início da ação nenhum óbito foi registrado e todos os pacientes recebem acompanhamento enquanto se recuperam.

Ainda segundo a Semusa, normalmente são agendados cerca de 50 triagens por semana. Os médicos que realizam esses procedimentos são servidores do município e não ganham nenhum acréscimo no salário, pois trabalham dentro da carga horária normal.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade