Portal 6

Umidade baixa faz Anápolis entrar em estado de atenção meteorológica

(Foto: Claudiomir Gonçalves)

Reflexos do fenômeno as pessoas podem sentir no próprio corpo como boca seca, nariz ardendo e sensação de cansaço

Não foi somente a queda na temperatura que o inverno trouxe para Anápolis. Nas últimas semanas a umidade relativa do ar também caiu e agora tem girado próximo a níveis críticos para o ser humano suportar.

Durante a tarde desta terça-feira (25), o índice beirou os 30%, metade do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS) para não se ter problemas (como boca seca, nariz ardendo, sensação de cansaço em atividades físicas corriqueiras). Mais vulneráveis ainda ficam as crianças e os idosos, que tem o sistema imunológico mais frágil.

Conforme mostra o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Anápolis continuará sem nenhuma possibilidade de chuva nos próximos dias, agravando ainda mais a situação de sequidão na cidade.

Cuidados

Diminuir os  efeitos perversos da baixa umidade requer cuidados diários,  que passam sobretudo por uma boa hidratação e alimentação saudável. É o que explica a pneumologista, Valéria Martin.

“Antes de qualquer coisa, é sempre importante a pessoa assumir uma alimentação saudável e se hidratar bastante. Além disso, quando estiver em casa, deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia”, aconselha.

Segundo a médica, evitar ter contato com a poluição também é recomendável uma vez que a baixa umidade deixa as vias aéreas da narina mais sensíveis.

“Fica mais difícil para a via respiratória se defender do ar com a qualidade ruim. Além disso, os cílios das narinas, que são responsáveis por filtrar o ar, passam a ter mais dificuldade para trabalhar”, lembra.

Um bom auxiliar deste período é o umidificador de ar, que ajudam a melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados. Na hora de dormir, porém, não é recomendável deixar o aparelho ligado.

Quer comentar?

Comentários

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.