Alunos terão de ir ao Vapt Vupt ou Rápido para cadastro no Passe Livre Estudantil

Obrigatoriedade inclui os que já tinham atualizado os dados junto à Urban. Menores de idade precisarão ser acompanhados por responsável e apresentar número de RG ou CPF

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

O secretário de Estado de Governo Tayrone Di Martino (PSDB) retornou à Anápolis na manhã desta segunda-feira (14) para falar sobre o cadastro no Passe Livre Estudantil (PLE).

Em coletiva de imprensa, o tucano reiterou que terá acesso ao benefício somente os alunos da cidade que procurarem as unidades do Vapt Vupt e Rápido a partir da próxima quinta-feira (17), mesmo aqueles que já tenham atualizado os dados cadastrais junto à Urban.

O procedimento é necessário, segundo o tucano, porque o banco de dados da empresa de transporte coletivo local e o do Governo de Goiás não são integrados. Justamente por isso, o interessado em obter a gratuidade precisará preencher a solicitação do Passe Livre para e apresentar identidade ou CPF e ser, num prazo de dez dias, incluído no sistema para receber as passagens no cartão da Urban.

Coletiva de imprensa sobre o Passe Livre Estudantil em Anápolis. (Foto: Danilo Boaventura)

Menores de idade terão de procurar esses órgãos acompanhados do responsável, com pelo menos número de CPF que também pode ser feito na hora nas unidades do Vapt Vupt.

O Passe Livre também só poderá ser utilizado no município onde o beneficiário estuda. Ou seja, quem mora em Anápolis, mas faz faculdade em Goiânia, tem direito ao benefício somente na capital. A mesma lógica vale para o inverso e também para alunos do interior e estudam aqui, desde que comprove a necessidade de usar ônibus.

Questionado se há a pretensão do Governo de Goiás em arcar com 100% da passagem dos estudantes – o PLE apenas está complementando a meia passagem de R$ 1,50 que o estudante paga atualmente, o secretário disse que a Lei aprovada na Assembleia Legislativa teria de ser mudada.

‘Mas há sim a predisposição do governador Marconi Perillo em discutir a essa possibilidade para que ela seja adotada no ano quem ou nos próximos’, adiantou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade