Idosos de Anápolis que recebem BPC precisam atualizar cadastro

Benefício é pago pelo Governo Federal àqueles que nunca contribuíram com o INSS

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Nova orientação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) estabelece que todas as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal até o fim do ano para não ter a inscrição suspensa.

Neste ano apenas os idosos precisam se cadastrar. Deficientes de qualquer idade (com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo) terão de realizar o procedimento somente a partir do início de 2018.

Em Anápolis um total de 5.173 pessoas recebem o BPC e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social faz o recadastramento, por meio da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Basta que idoso, ou o responsável por ele, se apresente no órgão ou em qualquer um dos CRAS na cidade (veja endereços abaixo) com os documentos pessoais de todos os integrantes da família, especialmente o CPF.

BPC

O BPC é uma ação do governo que oferece um salário mínimo aos idosos com mais de 65 anos, e deficientes, que não conseguiram se aposentar.

Por ser um benefício assistencial não é necessário ter contribuído ao INSS. Justamente por isso, os beneficiários do BPC não recebem 13º salário e nem pensão por morte. Para ter acesso ao benefício, a pessoa também não pode receber nenhum outro benefício da Seguridade Social.

Para continuar recebendo o BPC necessário é comprovar ser incapaz e inscrever toda a família CadÚnico. Também é obrigatório manter os dados atualizados sempre que houver qualquer modificação na família ou a cada dois anos.

Postos de atendimento

Local

Endereço/ Telefone

Secretaria Municipal
de Trabalho,
Emprego e Renda

Rua General Joaquim Inácio, Centro

0800 646 1121

CRAS Sul

Avenida Pedro Ludovico,  Jardim Ana Cláudia

(62) 3902-1539

CRAS Leste

Avenida Juscelino Kubitscheck,  Praça Jardim Alvorada

(62) 3902-1573

CRAS Norte

Avenida Senador Ramos Caiado S/N – Bairro Alvorada

(62) 3902-2639

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade