Anápolis faz primeira captação de coração para transplante

HUAna realizou o procedimento após família de um rapaz de 18 anos consentir o ato nobre, que vai ajudar mais seis pessoas que estavam na fila de espera

Da Redação Da Redação -

O Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUAna) realizou na tarde desta sexta-feira (25) mais uma captação de órgãos para transplantes. Após constatada morte encefálica de um paciente de 18 anos, a família consentiu com a doação de múltiplos órgãos do rapaz.

Segundo o hospital, o ato de solidariedade vai beneficiar seis pessoas que estavam na fila de transplante em Goiás, Distrito Federal e São Paulo.

Foram doados rins, fígado, córneas e, pela primeira vez no HUAna, o coração. O procedimento de captação reuniu cerca de 20 pessoas compostas por integrantes da equipe do HUAna, da equipe da Central de Transplantes de Goiás, profissionais das cidades de Brasília e São Paulo, e também da Fundação Banco de Olhos de Goiás. Contou ainda, com apoio do serviço de transporte do hospital e da Polícia Militar.

(Foto: Janara Feliciano Jesus)

A supervisora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes (CIDHOTT) do HUAna, Vanessa Lobo, ressaltou o ato mais importante desta captação: “Seis vidas serão salvas, graças ao consentimento da família em realizar a doação, e, ao empenho da nossa equipe do HUAna e da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos de Goiás” frisou.

O Diretor Técnico do HUAna Dr. Márcio Matias de Oliveira esteve presente no centro cirúrgico para acompanhar a captação e ressaltou o compromisso do hospital em salvar vidas.

“Mesmo com todo o trabalho dos nossos profissionais capacitados e com nossa estrutura de referência, alguns pacientes não se recuperam e fatalmente vão a óbito. Nessa hora, surge a chance de salvar outras vidas, com a autorização das famílias dos pacientes, que mesmo em luto, se sensibilizam com o sofrimento de tantas pessoas. O transplante de órgãos é um alento a quem espera ansiosamente por mais uma oportunidade de viver”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade