Praças e Parques de Anápolis estão voltando a ser seguros, afirma Observatório

Ponto de consumo e tráfico de drogas no Centro, a Praça do Ancião foi um dos alvos das ações do órgão

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Mal dos tempos, a violência sempre foi um dos principais motivos que levaram a população a ter receio de sair na rua. Em Anápolis, até passear por praças e parques se tornou razão para cautela, mesmo à luz do dia, devido aos assaltos e a presença de pessoas usando e vendendo drogas.

Em janeiro deste ano, percebendo o aumento considerável dos índices de criminalidade dos meses anteriores, o Observatório Municipal de Segurança Pública começou a estudar e aplicar meios de combater às ações criminosas nessas localidades.

Em conversa com a reportagem do Portal 6, o assessor especial do Observatório Glayson Reis contou que foi necessário trabalhar na especifidade de cada praça central e parques para planejar as ações.

Até o momento já foram realizadas a readequação das câmeras de videomonitoramento, que não estavam posicionadas corretamente, a implantação de uma patrulha patrimonial com guardas 24h e uma parceria com a Polícia Civil e Militar – que investigam os problemas constatados nesses equipamentos urbanos.

Um dos espaços que mais precisou das ações do Observatório foi a Praça do Ancião, onde costumeiramente era possível ver pessoas usando droga com tranquilidade e, consequentemente, ponto de tráfico no Centro de Anápolis.

O trabalho, conforme Glayson Reis, precisou ser extremamente cuidadoso para não espantar quem costuma estar ali para praticar exercícios físicos e esportes radicais.

“Na Praça do Ancião nós desenvolvemos trabalhos preventivos. Não podemos ser preconceituosos e dizer que lá tem consumo de droga por causa de skatistas e patinadores que praticam esportes. Ali não tinha segurança alguma antes e por isso temos que fazer essa conscientização com eles”, frisou.

Nos últimos quatro meses, 12 jovens já foram apreendidos no local por envolvimento com entorpecentes e estão sob investigação da Polícia.

“A ação já está surtindo efeito. No Parque Ipiranga as pessoas também tinham medo de ir. Hoje os índices já caíram 85% e ele já é considerado um local seguro para a família novamente”, comemora.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.