Pela segunda vez, HUAna capta coração e outros órgãos para transplantes

Paciente tinha 25 anos pôde doar coração, fígado, rins e córneas que foram levados para salvar vidas em Brasília, São José do Rio Preto e Goiânia

Da Redação Da Redação -

Atualizado às 14h55 com correção

Terminou no início da madrugada desta sexta-feira (1º) mais uma captação de coração, rins, córneas e fígado no Hospital de Urgências de Anápolis (HUAna).

O procedimento teve início às 21h do dia anterior e foi realizado pelas equipes de captação de órgãos da Central de Transplantes de Goiás, com a participação de profissionais das cidades de São José do Rio Preto, Brasília e também da Fundação Banco de Olhos de Goiás.

Segundo o HUAna, ‘pelo menos seis pessoas serão beneficiadas e devem melhorar a qualidade de vida a partir deste gesto de amor ao próximo e de conscientização’. O paciente com morte cerebral que pôde doar após a autorização da família tinha apenas 25 anos.

Essa foi a segunda vez, em menos de uma semana, que o hospital realizou a captação de múltiplos órgãos, incluindo coração. Relembre.

Supervisora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes (CIDHOTT) do HUAna, Vanessa Lobo comemora o sucesso da equipe nessas duas ocasiões.

“A Comissão foi montada com o objetivo é realizar a captação de múltiplos órgãos. A dedicação desse grupo e da instituição vai ao encontro da necessidade de reforçar a importância da doação”, disse.

Já a administradora Geral do HUAna Maria da Glória Fernandes Coelho agradeceu o gesto de solidariedade da família na doação.

“Mesmo no momento difícil de uma perda os familiares tiveram a nobreza de olhar em direção a outros seres humanos que sofrem na fila de espera por um transplante.”.

Para ser doador a pessoa tem de manifestar em vida para amigos e parentes esse desejo.

Setembro Verde

Neste mês de setembro é realizada a campanha nacional Setembro Verde, que tem por objetivo conscientizar e alertar a população sobre a importância da doação de órgãos.

A recusa familiar, infelizmente, ainda é o principal motivo para a não realização de muitos transplantes. Mas por que as pessoas se recusam a fazer a doação de órgãos? Na maioria das vezes, por falta de informação e conhecimento sobre o assunto.

Por isto, uma das metas da campanha nacional é mostrar aos brasileiros como é importante comunicar aos familiares a vontade de se tornar um doador. Basta este simples gesto para mudar esta triste realidade e pelo menos diminuir o tempo de muitos pacientes na fila de espera, cuja saúde, muitas vezes, está tão comprometida que não dá para aguardar muito tempo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade