Portal 6

Primeira vacina contra o câncer já está sendo usada com sucesso no Brasil

Criada nos Estados Unidos, ela está sendo testada em paciente idoso com leucemia rara

Um paciente idoso do Hospital São Camilo Cura d´Ars, em Fortaleza, foi o primeiro do Brasil a utilizar uma vacina contra o câncer. O tratamento teve início na última sexta-feira (1º) e já apresenta resultados positivos.

Conforme a unidade hospitalar, a vacina Blinatumomab, conhecida como Blincyto, foi inicialmente lançada nos Estados Unidos e só em dezembro de 2016 chegou ao mercado. Desde então, vários testes foram iniciados em pacientes recidivos de leucemia linfocítica aguda.

A doença é considerada rara e diagnosticada em menos de 150 mil brasileiros por ano.

Ronald Feitosa Pinheiro, pós-doutor em hematologia e responsável pelo tratamento do idoso, lembra que a Blincyto foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), avaliada há apenas dez dias no Brasil e indicada especificamente para o caso.

“A doença do paciente afeta normalmente ‘os extremos’: crianças e idosos. As crianças são curadas em 80% dos casos. Nos idosos, é praticamente incurável. Nosso paciente, além de portador da doença, é ainda reincidente, sem opções de tratamentos”, explicou em entrevista ao G1.

O tratamento tem duração de menos de um mês, mas o paciente já apresentou sinais de melhora.

“As células ruins já caíram de 60 mil para 4 mil. A droga imunobiológica é considerada uma vacina contra o câncer. É um anticorpo para as células do câncer”, explicou.

Quer comentar?

Comentários

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.