Como Fazer: 5 dicas para desentupir o nariz

Da Redação Da Redação -
desentupir o nariz

Nariz entupido é um problema que afeta muitas pessoas, principalmente nas épocas mais secas do ano. Nesta situação, é comum recorrermos aos famosos remédios que ajudam a desentupir as narinas provisoriamente.

Mas o que poucos sabem é que existem algumas soluções caseiras que ajudam neste processo. Preparamos algumas dicas que podem te ajudar a se livrar desta sensação incomoda:

Como Fazer: 5 dicas para desentupir o nariz

1. Compressas mornas no rosto

Utilizar compressas mornas no rosto, ajudará abrir os seios nasais e a aliviar o desconforto. Cuidado: O ideal é molhar o pano com água quente e esperar esfriar um pouco para evitar queimar a face.

2. Respirar eucalipto

O eucalipto é conhecido popularmente como um excelente descongestionante nasal.

Por isso, nesta situação é recomendável fazer a inalação do óleo da planta com água quente fazendo com que o vapor remova as secreções e liberando a passagem de ar pelo nariz.

3. Umidificar o ambiente

Quanto mais úmido um ambiente for, mais improvável será do seu nariz ficar entupido. Por isso vale a pena apostar em aumentar a umidade do local onde você fica.

Isto pode ser feito com um umidificador de ar ou com baldes de água espalhados pelo local. Também pode-se usar uma toalha úmida no cômodo.

4. Consumir alimentos ricos em vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C também ajudam no desentupimento das narinas. Frutas como tangerina, limão, laranja e abacaxi irão ajudar a fortalecer o sistema imunológico fazendo o problema diminuir.

5. Fazer a lavagem do nariz

Este talvez seja o método mais complicado (e caro), mas também é o que apresenta melhor resultado. Para fazer a lavagem do nariz você precisará de 200 ml de água morna e 1 colher de sal.

Basta misturar os ingredientes e colocar no lavador nasal. Com a cabeça inclinada, deixe a solução entrar por uma narina e sair pela outra, efetuando o desentupimento do nariz.

É possível comprar o lavador nasal pela internet ou em qualquer farmácia.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.