Governo Federal pode acabar com o horário de verão já a partir deste ano

Estudo do ONS concluiu que a economia de energia elétrica não compensa o esforço exigido para a população

Da Redação Da Redação -

Está em estudo pela Presidência da República a conveniência de manter ou não o horário de verão no país. A Casa Civil analisa o assunto com base em um estudo feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Segundo o ONS, mudanças no perfil de consumo ocorridas nos últimos anos fizeram com que a medida trouxesse resultados “próximos à neutralidade” em relação à economia de energia e redução de demanda por carga.

Previsto para começar no dia 15 de outubro deste ano, o horário de verão foi instituído no verão de 1931/1932 e tem como objetivo distribuir o consumo  de energia para reduzir custos operacionais. A alteração é feita nos estados das regiões Sul, Sudeste  e Centro-Oeste do país – em que os relógios são adiantados em uma hora.

Nos últimos anos, porém, o horário de verão passou a perder importância, visto que o consumo de energia elétrica mudou, e os horários de pico de consumo se deslocaram do início da noite para o início da tarde, quando há uma maior quantidade de ar condicionado em operação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade