Como é produzido o etanol?

Da Redação Da Redação -

O etanol é conhecido por ser um dos combustíveis que alimentam os veículos motores espalhados nas ruas do Brasil. Ele é também chamado de álcool etílico, apresentando a fórmula C2H5OH. Há dois tipos de etanol, o hidratado e o anidro, tendo como diferença apenas a composição de água em sua fórmula.

O etanol vendido em postos de combustível é o hidratado e sua produção vem da cana-de-açúcar, que é extraída em lavouras enormes. O bagaço deixado pela extração da cana pode ser utilizado para gerar eletricidade, sendo que 1 tonelada de cana-de-açúcar gera cerca de 140kg de bagaço.

O Brasil é o segundo maior produtor de etanol no mundo, ficando atrás apenas dos EUA, que tem obtém o seu etanol através do milho. Ele é considerado uma boa alternativa para os combustíveis fósseis por não poluir tanto.

Vale lembrar também que o valor de mercado nos postos é inferior ao da gasolina e do óleo diesel, mas ele também pode render bem menos quando colocado direto no veículo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade