Como funciona o regime semiaberto no Brasil?

Da Redação Da Redação -

O sistema prisional brasileiro é o progressivo, ou seja, os presos vão avançando à medida que passa o tempo do cumprimento da sua pena.

Iniciam no regime fechado, passando pelo semiaberto e por fim no regime aberto. O objetivo disso é recuperar o indivíduo e ir reinserindo-o gradativamente na sociedade para voltar a levar uma vida de um cidadão comum.

Mas como é o funcionamento do regime semiaberto? Neste artigo vamos esclarecer como funciona este método de ressocialização do nosso sistema penal.

No Semiaberto, os presos também vivem em uma prisão com cercas, muros altos, portões de ferro. A diferença é que eles podem se ausentar da prisão para estudar/trabalhar. Isto é feito através de um rigoroso controle dos horários de saída e chegada.

As celas dos detentos não possuem nenhum tipo de luxo, sendo um banheiro compartilhado e um chuveiro que é apenas um cano com água fria na maioria das vezes.

Fora do presídio, os presos também têm que apresentar um bom comportamento, caso contrário perdem o benefício. Não é permitido ir, nem mesmo para almoçar, a mais de 100 metros do local de trabalho ou da casa da família, além da proibição de consumir bebida alcoólica.

Também não podem se envolver em conflito na rua ou com colegas de trabalho e ainda se perder o emprego, automaticamente, perdem o direito de sair periodicamente da prisão.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.