Como funciona o Campeonato Brasileiro?

Da Redação Da Redação -

O Campeonato Brasileiro de futebol é a principal competição nacional disputada em território brasileiro e já teve 60 edições  desde a sua criação, passando por várias fórmulas de disputa e tendo se estabelecido atualmente nos pontos corridos.

A competição atualmente é conhecida por Brasileirão, mas no início era conhecido como Taça Brasil. No começo envolvia uma quantidade relativamente pequena de clubes, passando posteriormente a envolver clubes fora do eixo Rio-São Paulo e consequentemente tendo o nome alterado para Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

O Brasileirão é tido como um dos torneios nacionais mais disputados entre os principais do mundo, sempre apresentando vários times com possibilidade de chegar à conquista e ter o equilíbrio como fator principal.

Até o ano de 2010 a Confederação Brasileira de Futebol assumia como primeira disputa do Campeonato Brasileiro a edição de 1971, porém depois disso considerou-se o início da disputa a partir de 1959, tendo o Bahia-BA como primeiro campeão.

Existem 4 divisões nacionais do Campeonato Brasileiro e cada uma possui o seu regulamento específico. A série B, a segunda divisão, também é composta por 20 times que disputam 38 partidas em pontos corridos, sendo que as 4 primeiras vão para a série A e as 4 últimas caem para a série C.

Esta divisão também apresenta 20 times, divididos em 2 grupos, onde os 4 melhores de cada se enfrentam em mata-mata até serem selecionados apenas 4 que vão à série B. Na terceira divisão também caem 4 equipes, as duas piores de cada grupo, cedendo a vaga aos 4 primeiros da série D, que é composta atualmente por 68 times de todos os estados brasileiros, também em fórmula de grupos e mata-mata.

Na Série A do Brasileirão são 20 clubes participantes, dos quais 3 deles vão à Libertadores da América de maneira direta e outros 3 disputam a pré-Libertadores, para tentarem avançar à fase de grupos. Mais 6 clubes se classificam à Copa Sul-Americana e 4 clubes são rebaixados para a série B.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade