Ala 2 em Anápolis já enviou 48 mil litros d’água à Chapada dos Veadeiros

Maior desastre registrado na história do parque, incêndio já destruiu quase 30% de toda a reserva natural

Rafaella Soares Rafaella Soares -

A força tarefa iniciada nesta terça-feira (24) pela Ala 11, do Rio de Janeiro, em parceria com a Ala 2, de Anápolis para ajudar no combate ao incêndio do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros continua.

Hoje (25), a Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira já realizou quatro saídas transportando 12 mil litros de água em cada uma. A operação conta com duas tripulações e equipe de apoio, totalizando 26 militares atuando na missão.

A aeronave gasta cerca de 60 minutos para se deslocar até o local do incêndio em cada saída e a cada lançamento precisa volta para a base para receber o novo carregamento de água. São necessários pelo menos 30 minutos para a reposição. Já o combustível tem de ser colocado a cada duas decolagens.

Aeronave Hércules C-130 durante carregamento de água na Base Aérea de Anápolis. (Foto: Sargento Clemente / Ala 2)

Para que tenha efeito sobre as chamas, o avião precisa sobrevoar a área há 46 metros de altura e só depois acionar o equipamento. A água é lançada durante sete segundos e se espalha sobre o fogo em pelo menos 500 metros.

Um segundo C-130 Hércules também ajudou para fazer o transporte dos equipamentos da operação como compressor, piscinas, empilhadeira, fontes de força e materiais que dão suporte ao sistema MAFFS. Porém, ele já retornou à Ala 2 e apenas a primeira aeronave continua em missão.

Devido a enorme destruição, o parque, que é considerado Patrimônio Natural da Humanidade, está com a visitação suspensa.

Em tempo

O incêndio na Chapada dos Veadeiros teve início no dia 17 de outubro e já é considerado o maior da história do parque. Até a noite desta quarta-feira (24), o fogo queimou 62 mil hectares, equivalente a 26% da área total da unidade de conservação, que possuía 240 mil hectares.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade